Pplware

Zabbix: A melhor plataforma para ter a sua rede debaixo de olho?

Como administrador de sistemas, é importante ter as melhores ferramentas que permitam monitorizar todos os elementos que fazem parte da rede informática.

Uma das plataformas gratuitas mais populares para monitorização é o Nagios, mas o Zabbix é hoje uma das plataformas preferidas dos administradores. Vamos conhecer as principais características desta plataforma.


O Zabbix é uma plataforma bastante completa para monitorização de equipamentos ativos de uma rede. Possui suporte para a maioria dos sistemas operativos: Linux, Solaris, HP-UX, AIX, FreeBSD, OpenBSD, NetBSD, Mac OS, Windows, entre outros. Uma das características interessantes é o facto de conseguir monitorizar serviços (ex. HTTP, IMAP, SSH) sem a necessidade de uso de agentes.

É capaz de monitorizar a disponibilidade e performance de toda a infraestrutura de rede, as suas aplicações e ainda providenciar uma visão de negócio para os gestores!

Principais vantagens da plataforma de monitorização Zabbix

Esta é sem dúvida uma plataforma muito interessante para monitorização de equipamentos. Nos próximos dias o Pplware irá elaborar um tutorial de instalação da última versão e ensinar como usar esta plataforma. Para quem não quiser esperar, pode sempre espreitar o tutorial que fizemos no passado – ver aqui.

Zabbix

Leia também…

Exit mobile version