Pplware

Router Thomson – Aceder a equipamentos a partir da Internet

O aparecimento de serviços de TV + Telefone + Internet, como é o caso Meo, vieram criar autênticas redes de dados na casas dos português e hoje em dia servem de infraestrutura para os mais diversos serviços.

No Pplware foram já muitos os artigos que escrevemos sobre o serviço Meo, em especial sobre o router Thomson onde ensinamos a protegerem-se dos vizinhos, a partilhar um Disco/Pen USB na rede, a configurar Port Forwarding, entre muitos outros assuntos (ver aqui).

Hoje ensinamos como podem aceder a equipamento dentro da vossa rede, a partir de qualquer lugar da Internet.

Todos os utilizadores que têm um serviço de Internet da MEO, certamente já tiveram a necessidade de aceder aos equipamentos que têm na rede a partir da Internet. Hoje ensinamos quais os passos que devem efectuar para aceder aos vossos equipamento fora da vossa rede local.

Passo 1) Criar um conta no serviço no-ip

Com o serviço no-ip o utilizador passa a identificar o acesso ao router por um nome (em vez do endereço IP publico), a partir de qualquer lugar. Tal configuração permite-lhe que use sempre o mesmo nome para identificar o router, independentemente se o endereço IP publico (que identifica a nossa ligação na Internet) mudar. O serviço no-ip disponibiliza agentes, que são instalados do lado do cliente, que vão informando e actualizando a informação relativamente ao endereço IP público.

Mas como funciona este serviço?

Vamos considerar que o seu servidor tem o endereço privado 192.168.1.10 estando assim só alcançável na rede privada. No entanto, como gateway ele tem associado o endereço privado do router (ex. 192.168.1.254) que o permite “sair” para a  Internet através do endereço publico que está também associado ao router. É este endereço publico que vamos usar para alcançar o nosso equipamento a partir do exterior.

No entanto, como esse endereço publico  pode mudar de X em X tempo, dependendo do operador, passamos a considerar um nome que estará relacionado com o endereço publico (este serviço de associação do nome ao endereço, neste caso, será mantido pelo no-ip.org). Do lado da rede interna é instalado um pequeno software (designado de agente /O router da MEO já traz o seu próprio agente) que informa o serviço no-ip.org sempre que hajam alterações ao nível do endereço público. Para saber mais sobre endereços públicos e privados aconselharmos a leres este post:

Para criar um mapeamento (IP vs nome) basta criar uma conta gratuita no serviço no-ip e criar um registo do tipo A (que permite associar um endereço IP a um nome). O serviço detecta automaticamente qual o endereço público da nossa ligação, colocando essa informação no campo IP Address e o utilizador só tem de escolher um Hostname (ex. pplwarepi.no-ip.org). De referir que este endereço irá apontar para o nosso router.

Passo 2) Configurar o no-ip no Router Thomson

A configuração do serviço no-ip no router Thomson é realizada na funcionalidade DNS dinâmico.  O DNS dinâmico pode ser usado de forma a indicar um hostname fixo (por exemplo, host.pplware.com) para o endereço IP público (ou de rede remota) atribuído pelo ISP (em geral, um endereço IP dinâmico). Permite assim que os servidores localizados na rede local (configurada com o uso de partilha de jogos e aplicações) possam ser acedidos por meio desse hostname em vez do endereço IP atribuído pelo ISP.

Essa configuração é realizada em Ferramentas > DNS Dinâmico e depois carregamos em Configurar. Dentro dessa interface devemos preencher:

Passo 3) Redireccionar para equipamento dentro da rede

Depois da configuração no serviço no-IP, é necessário que o nosso router redireccione os pedidos do exterior para o nosso equipamento. Para este cenário poderíamos simplesmente configurar a opção Atribuir o endereço IP público de uma ligação a um dispositivo ou então recorrer ao mecanismo de Port Forwarding (redireccionamento de portas).

Para este exemplo usamos o mecanismo de Port Forwarding, redireccionando todos os pedidos que chegam ao router para a porta 80 (HTTP) para o nosso  equipamento (o router pode apresentar o endereço MAC do dispositivo ou o nome…caso o utilizador não saiba qual é, basta que indique o endereço IP).

Esta configuração é realizada em Ferramentas –> Partilha de jogos e aplicações e em seguida escolhemos Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local.

Em seguida no campo Jogo ou Aplicação devem escolher HTTP Server (World Wide Web) e no Dispositivo devem indicar qual o máquina local que tem esse serviço a correr. Para finalizar carreguem em Adicionar.

Exemplo de redireccionamento para o dispositivo raspberrypi.

E está feito. Esperamos que este tutorial vos seja útil e em caso de duvida ou dificuldade de implementação contem connosco para vos ajudar. Não se esqueçam que depois de tais configurações, o vosso equipamento passa a estar exposto para o exterior. Assim, não se esqueçam de o proteger

Exit mobile version