Desafio de Redes 1 – Solução
Na sequência do desafio lançado dia 10 de Janeiro - Segunda-Feira (ver aqui), foi como muito agrado que li atentamente todos os comentários e soluções dos nossos leitores.
A solução para o desafio proposto não era difícil, desde que se dominasse o cálculo de subnetting. Podiam ser várias as soluções, mas o objectivo principal era segmentar da melhor forma a rede 192.168.200.0 em 3 sub-redes.
Desafio
Cenário: Imaginem que o pplware era uma empresa, sediada num edifício de uma cidade portuguesa.
A empresa tem em funcionamento 3 departamentos (Direcção, Contabilidade e Editores) e nesse sentido é necessário criar 3 sub-redes diferentes (para este exemplo não devem considerar VLANs, subinterfaces e as redes devem ser de igual tamanho).
Considerando que, actualmente, a empresa pplware tem cerca de 15 elementos (com tendência a serem mais no futuro) distribuídos pelos departamentos referidos , o objectivo deste desafio é usar a rede 192.168.200.0/24 e proceder a uma distribuição ajustada de acordo com os requisitos.
Solução
Relativamente às sub-redes criadas, usamos mais 2 bits para a criação das sub-redes, o que permite criar 4 (2^2) sub-redes cada uma com 62 endereços válidos (2^6 –2) para hosts. Relativamente à máscara a ser usada será: 255.255.255.192 que é equivalente a ter /26.
Para quatro redes criadas, escolhemos as três primeiras.
No que se refere aos endereços para associar às interfaces do router, é boa prática atribuir o primeiro endereço ou o último. Para este exemplo, escolhemos o primeiro endereço de cada sub-rede.
Alguns apontamentos/notas
- O utilizador @Fanecas foi o primeiro a acertar na solução
- O Edson Soares Ferreira apresentou a sua solução com base no conceito Sub-Rede All-in-one onde não é usada a rede “zero”. A solução pode também ser considerada como válida
- Depois temos o João que apresentou uma outra solução, dispondo apenas de 30 endereços válidos para cada rede.
- O Bruno Rocha, assim como o João apresentou também uma solução onde cada rede apena dispões de 30 endereços. No entanto a parte dos endereços para o router está errada, devendo ter sido escolhido um endereço dentro de cada subrede.
- O Silva apresenta também uma solução válida, onde é possível ter apenas 14 endereços por rede.
Desde já um obrigado a todos os nossos leitores que deixaram a sua resposta, e esperamos nos próximos tempos trazer até vós outros desafios. Para os que ainda ficaram com alguma dúvida, não hesitem em deixar o vosso comentário. Para ajudar, experimentem a ferramenta: Bitcricket – Calcular SubRedes facilmente
Este artigo tem mais de um ano
muito interessante … deixo aqui o meu blog que fiz quando fiz o meu curso de redes http://cursoredesinformaticas.blogspot.com/