Pplware

Airview2-EXT – Analisador de espectro 2,4Ghz

Na sequência da realização de um Site Survey e tendo consciência que cada vez mais equipamentos operam na frequência dos 2,4 GHZ, senti a necessidade de obter um analisador de espectro para os 2,4 Ghz. Gentilmente a empresa OfficeLan emprestou-me o equipamento (Airview2-EXT), que simplesmente faz maravilhas !!!

Utilizando o analisador de espectro e o respectivo software poderemos verificar a utilização de cada canal na gama dos 2.4 GHz e assim definir qual o melhor canal (saber mais sobre canais Wifi) para a nossa rede operar.

Cada vez mais são os equipamentos que operam na gama dos 2,4 Ghz (ex; telemóveis, sistemas de alarmes,etc), resultando num conjunto de interferências que podem degradar a nossa rede.

Por outro lado, muitas vezes os clientes e utilizadores de uma rede wireless queixam-se da performance da mesma, que o sinal é fraco, a existência de quebras, etc.

Assim, torna-se necessário possuirmos equipamentos que nos permitam avaliar o local onde vamos implementar a nossa rede Wifi de forma a podermos definir qual a frequência com menor ocupação de sinal.  Muita das vezes chegamos a conclusão que os problemas anteriormente reportados se devem a interferências por parte de outros equipamentos.

O Airview2-EXT é um produto revolucionário da empresa Ubiquiti que consiste num analisador de espectro 2,4 Ghz (spectrum analyser), através de um pequeno dispositivo USB e uma antena externa. O dispositivo USB possui um conector MMCX para ligação da antena externa.

O Airview2-EXT é uma ferramenta essencial no estudo de rádio-frequências, permitindo detectar equipamentos que funcionam na frequência dos 2,4 Ghz.

O software não vem incluído com o analisador mas poderá ser descarregado no site do fabricante. Compatível com Windows XP/Vista/Windows7, Mac OS X e Linux.

Para verem o resultado, decidi fazer um pequeno teste em casa onde o meu ponto de acesso funciona no canal 11 (2451-2473 Mhz).

Resultado do AirView

Se repararmos, ao seleccionarmos o canal é traçada uma linha a azul que nos ajuda a verificar nos gráficos a situação para um determinado momento.

Gráfico 1 – Percentagem de ocupação por canal

Este gráfico é ideal para determinar qual o melhor canal para a nossa rede operar. O canal com menor ocupação, é provavelmente o melhor canal mais indicado.

Gráfico 2 – Concentração de Energia

A informação proveniente deste gráfico permite verificar a concentração de energia, durante uma sessão com a ferramenta AirView. A energia é apresentada em dBm em função do conjunto de frequências associadas aos 2,4 Ghz.

Gráfico 3 – Concentração de Energia

Este gráfico mostra os tradicionais resultados de um analisador de espectro no qual a energia (dBm) é apresentado em tempo real para uma determinada frequência. Deste gráfico fazem parte 3 tipos de dados (apresentados por linhas diferentes):

Gráfico 4 – Energia concentrada com base no tempo para uma dada frequência

Este é um gráfico ainda para uma função experimental mas que permite visualizar a concentração de energia com base no tempo para uma determinada frequência/canal

Onde Comprar?

Agradecendo a gentileza da empresa RedesPT, aproveitamos para fazer um pouco de publicidade :). Aproveitem que há desconto para utilizadores pplware. Aqui fica o link:

Dicas

Alguma dicas do utilizador João Martins, experiente na matéria:

Artigos relacionados

Truques e Dicas

Software

Guias Práticos

Routers

Curiosidades

Exit mobile version