Pplware

802.3bz: A sua rede de cabo lá em casa suporta 2.5Gbps

As tecnologias associadas aos cabos de cobre não têm sofrido muitas alterações nos últimos anos. Basicamente, com um cabo de categoria 6 podemos conseguir velocidades estáveis na ordem do Gigabit mas a maioria das instalações de rede tem ainda uma infraestrutura assente em cabos de categoria 5e (que também pode suportar Gigabit).

Mas sabia que o “velhinho” cabo de categoria 5e suporta velocidades de comunicação a 2.5 Gbps?

A IEEE aprovou recentemente um novo standard, o 802.3bz que permite comunicações a 2.5 Gbps num cabo de categoria 5e (provavelmente o que tem lá em casa) e 5Gbps quando usado um cabo UTP de categoria 6.

O novo padrão foi especialmente desenvolvido para conseguir suportar velocidades acima de um Gigabit, mas também para garantir que não sejam necessárias alterações ao nível das instalações/infraestruturas de cabo mais antigas, conseguindo assim acompanhar os novos standards do Wifi (ex. 802.11ac).

Todas as informações sobre novo 2.5G/5GBASE-T podem ser consultadas aqui. Tal como já acontece, o sinal é garantido em 100 metros (end-to-end) sem a necessidade de utilizar qualquer tipo de repetidor. Foram também implementadas melhorias ao nível do suporte de vários standards de PoE (PoE, PoE+, e UPoE)

 

A camada física do 2.5G/5GBASE-T é bastante semelhante ao 10GBASE-T mas em vez de fazer uso da frequência dos 400MHz funciona nos 200Mhz ou até mesmo nos 100 Mhz.

Agora que este novo standard foi aprovado, em breve deverão aparecer equipamentos com suporte.

Exit mobile version