Pplware

Hyper-V: Crie uma máquina dentro do Windows 10

Hoje em dia existem diversas plataformas que nos permitem virtualizar sistemas, ou seja, criar máquinas dentro de máquinas. Virtualbox, VMWare e o Hyper-V são algumas das mais conhecidas tanto para ambientes empresariais como para virtualizar sistemas na nossa própria máquina.

Hoje vamos ensinar a criar uma máquina virtual dentro do Windows 10 sem instalação de software de terceiros, usando para isso o Hyper-V.


O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que atualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.

Para ativar o Hyper-V no Windows 10, o utilizador não necessita de instalar qualquer aplicação de terceiros uma vez que esta plataforma de virtualização é uma funcionalidade do próprio Windows. O Hyper-V está disponível nas seguintes edições do Windows 10:

Para saber se a sua máquina tem suporte para virtualização execute, no terminal, o comando systeminfo

Como instalar/activar o Hyper-V?

Para instalar/activar o Hyper-V no Windows 10 basta ir ao Painel de Controlo e depois selecionar Programas.

Em seguida selecionem e opção “Ativar ou desativar funcionalidades do Windows

Por fim, basta procurar por Hyper-V e selecionar essa funcionalidade. E está feito. Depois é só aguardar uns momentos até que toda a plataforma seja instalada no sistema.

Depois de instalado é obrigatório que reinicie a máquina para que tudo funcione.

Após reiniciar o sistema basta procurar por Gestor de Hyper-V para começar a virtualizar um sistema operativo.

Como criar uma máquina virtual com o Hyper-V

Para começar devem clicar com o botão do lado direito do rato no menu lateral esquerdo onde aparece o nome da vossa máquina. Depois selecionem Novo > Máquina Virtual

Carreguem em Seguinte para continuar…

Indiquem agora um nome para a máquina virtual que vão criar. Caso pretendam, podem também indicar a localização da mesma em disco.

Na interface para especificar a Geração escolham de acordo com a vossa máquina. No caso de terem uma máquina com interface UEFI, escolham Geração 2. Para este tutorial vamos escolher Geração 1.

No próximo passo temos de indicar a quantidade de memória RAM que vamos atribuir à máquina virtual que estamos a criar.

Vamos agora proceder à configuração da rede. Para este exemplo vamos simplesmente escolher “Comutador Predefinido“.

Quase a terminar a criação da nossa máquina virtual, podem indicar um nome para o disco da vossa máquina virtual, localização e tamanho do mesmo. Caso tenham já um disco virtual, podem usá-lo usando as outras opções.

Para este exemplo vamos instalar a última versão do Linux Mint. Depois de obtido o .iso, escolham a opção Instalar um sistema operativo a partir de um CD/DVD-ROM de Arranque > Ficheiro de imagem (iso).

E concluímos a criação da nossa máquina virtual. Para tal basta carregar em Concluir.

Depois de criada a máquina virtual, vamos agora proceder à instalação de um sistema operativo dentro da mesma. Para isso ligamos a nossa máquina virtual, carregando em Ligar… e depois seguimos todos os passos para a instalação do Linux Mint.

Se a instalação do sistema operativo correu bem, terão finalmente uma máquina virtual criada dentro do vosso Windows 10 sem a necessidade de instalar software de terceiros.

Em próximos tutoriais iremos explorar um pouco o Hyper-v, apesar de ser uma plataforma de virtualização bastante intuitiva e simples de utilizar.

Exit mobile version