Pplware

GNS3 – Como usar máquinas virtuais no cenário?

O GNS3 é um simulador de redes (ou ambiente de simulação de redes) bastante “real”, que emula os mais diversos equipamentos activos de uma rede: routers, switchs, PCs, etc. Considerando por exemplo um router, o GNS3 permite-nos emular o IOS (sistema operativo dos equipamentos Cisco) de um router real e proceder às respectivas configurações.

Hoje vamos ensinar como usar máquinas virtuais em qualquer cenário do GNS3.

O GNS3 é sem duvida uma ferramenta bastante útil para quem trabalha no mundo das redes, mas também para quem se está a iniciar (ex. estudantes de CCNA, CCNP e outros cursos). Depois de ensinarmos aqui como simular hosts com o VPCS, hoje vamos mostrar como podem usar máquinas virtuais para esse efeito.

O GNS3 integra bem com as ferramentas de virtualização VirtualBox e com o Qemu. Além disso, há já um conjunto de imagens, com sistemas operativos, prontas a seres descarregadas e usadas.

VirtualBox Appliances
Qemu Appliances
Vamos a um exemplo

Para exemplo vamos descarregar duas imagens virtuais para o Quemu. Vamos optar por uma que tem apenas a shell (linux-core) e outra que tem interface gráfico (linux-tinycore).

Para começar abrimos o GNS3, vamos a edit > Preferences

 

Depois seleccionamos do lado esquerdo QUEMU, no separador do lado direito escolhemos Qemu Guest. É aqui que nós criamos o nosso template de PC para utilização no cenário. Em seguida preenchemos os campos solicitados:

Vamos agora ao cenário e dentro do menu dos PC’s (lado esquerdo), arrastamos uma imagem do QUEMU guest para o cenário.

Em seguida escolhemos qual o template a usar no PC. A titulo de exemplo, vamos escolher o PC4 que tem associado a imagem linux-core

Depois de termos o PC, vamos ligá-lo ao switch. Para isso vamos adicionar um link carregando no menu esquerdo, depois carregamos em cima do PC e escolhemos a interface de rede e0 e puxamos para cima do switch onde devemos escolher uma porta livre.

Depois de ligado, basta arrancar o cenário.

Agora é só aguardar uns minutos até que os sistemas (PC4 e PC2) arranquem:

E cá temos os 2 PC’s prontos a usar. O PC2 tem o linux-tinycore e o PC4 o linux-core. Vamos agora proceder a uma configuração simples e considerar os seguintes endereços:

A configuração pode ser facilmente efectuada via CLI, usando o comando ifconfig. A imagem seguinte mostra como podemos configurar o PC4.

Não se esqueçam de configurar o PC2 da mesma forma, mas com o IP 192.168.10.2.

Teste de conectividade

Depois de configurado o PC2 e PC4 vamos testar se há conectividade entre os mesmos. Para isso vamos recorrer à ferramenta ping e testar a conectividade entre o PC4 e o PC2. Como podemos ver pela imagem seguinte, está tudo a funcionar.

E por hoje é tudo. Gostaram deste tipo de tutoriais/exercícios?  Estamos já a preparar outros tutoriais mas ainda estão nos segredos dos Deuses. Caso tenham alguma duvida, deixem nos comentários as vossas questões que nós ajudamos.

Exit mobile version