Pplware

Finanças: Já pode pagar o IUC e IMI por Débito Direto

Apesar de nos dias de hoje existir muita tecnologia para não nos esquecermos de nada, a verdade é que às vezes lá deixamos passar as datas! No caso dos pagamentos às finanças, o esquecimento pode-nos sair caro, pois normalmente, temos de pagar uma multa/coima.

Para ajudar os contribuintes, o Portal das Finanças passou a permitir o pagamento de vários impostos por débito direto. Saiba como ativar esta funcionalidade.


Se é um contribuinte que vive preocupado com os pagamentos ao fisco, então fique a saber que agora já os pode agendar, sendo estes realizados por débito direto. Para tal, basta que se autentique no Portal das Finanças, e depois procure por Débito Direto.

Em seguida devem carregar em Novo Pedido de Adesão.

Por fim, indiquem se o Tipo de Pagamento é Pontual ou Recorrente e indiquem a finalidade (IRS, IRC, IMI, IUC, Pg. Por conta de IRS).

De referir que podem ainda definir o Montante Máximo de Débito e também a Data Limite de Autorização.

Para finalizar todo o processo, o contribuinte deve proceder novamente à autenticação na plataforma, para assim obter o documento com a respetiva Autorização de Débito Direto SEPA.

O contribuinte pode ainda, a qualquer altura, gerir as autorizações dadas para o pagamento dos respetivos impostos.

Os débitos diretos são uma forma simples e cómoda de realizar determinados pagamentos periódicos. No entanto, no meio de tanta autorização, às vezes nem sabemos bem o que andamos a pagar!  Saiba o que deve fazer aqui.

Leia também…

Exit mobile version