Ser programador é ter desafios constantes com o objetivo de solucionar problemas. No entanto, atualmente, existe também já muito código feito que facilmente podemos adaptar e encaixar nos nossos projetos.
Por outro lado, podemos também fazer uso de APIs com o objetivo de aproveitar serviços já existentes. Depois de ensinarmos a criar uma app de meteorologia usando Node.js e a API OpenWeatherMap hoje vamos ver como podemos formatar o output.
Como vimos neste tutorial, usando Node.js e a API OpenWeatherMap facilmente podemos obter a informação meteorológica de uma determinada cidade. No entanto, no nosso exemplo, o output é apresentado em JSON o e, nesse sentido, é necessário “formatar” a informação.
Para tal, podemos usar no Node.js a função JSON.parse e aplicar ao output que é obtido em JSON e assim obter os campos que pretendemos. Por exemplo, vamos considerar que pretendemos saber a temperatura, humidade e pressão atmosférica para a cidade da Guarda.
Para começar vamos passar o output em JSON para um objeto JavaScript. Para tal basta que use a seguinte linha de código:
let weather = JSON.parse(body)
Agora que temos a informação num objeto JavaScript, podemos aceder individualmente a dados contidos nesse objeto como, por exemplo, a temperatura, humidade, etc.
Por exemplo, se pretendermos escrever apenas a temperatura basta usar o seguinte código:
let dados = `Temperatura para a ${weather.name}: ${weather.main.temp}º`;
console.log(message);
Vamos agora considerar um exemplo mais completo, que irá escrever a Temperatura e Humidade para a cidade definida. O código será o seguinte:
Executando o comando node index.js o output será o seguinte:
E basicamente é isto! Com esta informação podemos criar outro tipo de app, com uma interface mais evoluída ou até um site com esta informação. Com o nodeJS é muito simples criar um servidor Web e publicar a informação – podem ver aqui como fazer.