Pplware

Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (5)

Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?


A grande maioria dos sistemas operativos multi-utilizador permitem criar utilizadores. No caso do Linux esse processo é frequentemente realizado através da Linha de Comandos mas, tal como o Windows 10, o elementary OS também tem uma ferramenta gráfica para o efeito. Para tal basta ir a Applications > System Tools.

 

Como criar um utilizador?

Para criar um utilizador é tão simples como carregar em User Accounts

Em seguida carregar no ‘+‘ e preencham os dados solicitados (Full Name, username, password). O utilizador pode ser do tipo Administrator ou Standard, sendo que o Administrator tem todos os privilégios.

Se o seu PC é utilizado por mais do que uma pessoa (ex. irmão(ã), mãe, pai,…), nada melhor que criar um utilizador para cada um e, assim, cada um deles têm a sua área de trabalho e ficheiros pessoais separados.

 

Quer o elementary OS em português?

Como viram pelos screens anteriores, a interface do elementary OS está em inglês. Para que fique em português, acedam ao System Settings > Language & Region

Em seguida definam em Region Portugal e em Formats também Portugal. Como o idioma não se encontra instalado, têm de o instalar carregando em Complete Installation.

Para que fique com o idioma em português, deve reiniciar o sistema. Na primeira inicialização do sistema, após a alteração do idioma, podem decidir se pretendem atualizar as pastas padrão para o idioma atual.

E está feito, a partir de agora o vosso sistema está em português mas podem sempre mudar para outro idioma caso pretendam.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Exit mobile version