Pplware

3 dicas Google Sheets: Tem a certeza que precisa de usar o Excel? (2)

Quando o assunto é suite de produtividade o Microsoft Office é claramente o melhor! No entanto, hoje em dia existem diversas alternativas sendo que uma das minhas favoritas é, sem dúvida, a suite online da Google onde temos um estilo de Word, de Excel, Powerpoint, etc.

Depois das primeiras 5 dicas, hoje deixamos 3 fórmulas interessantes para quem quiser começar a usar o Sheets da Google (ou folhas de Cálculo em português).


Antes de começarmos deve saber que para usar o Sheets é necessário ter uma conta no Gmail. O acesso pode ser feito por aqui.

#Usar o Google Translate

Sabia que pode usar o Google Translate diretamente no Google Sheets? É verdade… e é muito simples. Para tal basta que use a função GOOGLETRANSLATE, com os parâmetros [texto_a_traduzir][idioma_origem]; [idioma_a traduzir]

Para o exemplo anterior, e considerando que pretendemos a tradução de texto de português para inglês, a fórmula seria algo do tipo.

#Usar o Google Finance

Precisa de realizar câmbios de moedas diretamente no Google Sheets? Com a fórmula GOOGLEFINANCE é fácil e direto. Podem ver aqui toda a informação sobre esta função que é extremamente poderosa.

Vamos a um exemplo. Imaginem que querem saber a quanto corresponde 100, 250 e 500 euros em dólares. Para tal, basta simplesmente usar uma fórmula do tipo =GOOGLEFINANCE(“EURUSD”)*VALOR_EUROS;

#Converter Unidades

Outra utilidade que podem usar no Google Sheets é a conversão de unidades. Para esse efeito existe a função CONVERT que realiza as mais diversas conversões. Vamos a 2 exemplos. No primeiro exemplo pretendemos saber quanto é 100 fahrenheit em graus celsius. Para tal basta que usem a função: =CONVERT ( 100 ; “F” ; “C” )

Vamos agora considerar que pretendemos converter horas para segundos. Como exemplo, vamos saber a quantos segundos equivalem 3 horas. A fórmula é tão simples como =CONVERT ( 3 ; “hr” ; “sec” )

O Google Sheets tem um enorme potencial e possui quase todas as funções que um utilizador normal precisa. Depois, ao estar disponível na cloud, significa que posso aceder à informação a partir de qualquer dispositivo. Se nunca experimentaram o Google Sheets aqui fica a nossa sugestão para o explorarem. Brevemente trazemos mais dicas.

Exit mobile version