Pplware

Dica: Como preparar o YouTube no smartphone para ser usado por uma criança

Cada vez mais usamos os nossos smartphones ou tablets para entreter os nossos filhos. Apesar dos alertas para este erro, a verdade é que esta é uma realidade cada vez mais comum.

É também verdade que a maioria usa o YouTube sem quaisquer limitações, acedendo a vídeos impróprios. Hoje explicamos como pode configurar o YouTube no seu smartphone para que possa ser usado por uma criança.


Brincar é para muitos um hábito que caiu em desuso e que cada vez menos vemos as nossas crianças fazer. Agora é muito mais simples entregar um smartphone com o YouTube e deixar que este entretenham qualquer criança.

Todos os que optam por esta solução mais simples, acabam por constatar que o acesso é livre e que não há filtros. É por isso importante configurar o YouTube para estar adaptado a uma criança.

Aceder às definições do YouTube

O primeiro passo destas simples alterações começa pelo acesso às definições. Aqui vamos poder alterar 2 opções que vão mudar drasticamente a experiência de utilização e que protegem mais as crianças.

Comecem por carregar na vossa imagem, em cima à direita. Aí será aberto o menu do utilizador e onde devem selecionar a opção Definições. É aqui que vão criar algum controlo sobre como e o que é apresentado.

Filtrar vídeos impróprios para menores

A primeira opção que devem alterar é a filtragem de conteúdos. Esta está dentro da opção Geral das Definições, perto do final. Aqui encontram o Modo restrito, que devem ativar.

A Google vai então passar a filtrar vídeos que não sejam apropriados, não os propondo nos vídeos relacionados e até nas pesquisas que sejam realizadas. É também referido que este não é um filtro 100% exato e que devem por isso ter ainda algum cuidado.

Limitar o tempo que a criança pode usar o YouTube

Uma segunda opção que podem e devem ativar é a das pausas de visualização de vídeos. Estas vão alertar a criança sempre que o tempo definido for excedido. Não bloqueia o acesso, mas alerta para o tempo passado, algo que muitas vezes se perde a noção.

Tal como já explicámos antes, só precisam de carregar na opção Lembrar-me de fazer uma pausa e definir o tempo. Podem aqui ter um controlo grande, que vai deste o número de horas até ao de minutos, em blocos de 5.

A alternativa YouTube Kids

Claro que, e para os muito mais novos, a Google tem a sua proposta YouTube Kids. Este é um serviço/app disponível para o Android e iOS, com vídeos filtrados e curados para os mais novos.

Dá ainda muitas ferramentas aos pais para definirem os limites de utilização e de acompanhamento. Deverá ser a alternativa sempre que possível, ainda que muitos se queixem da falta de alguns conteúdos.


Com estas três dicas vão conseguir criar alguns mecanismos de controlo para a utilização do YouTube num smartphone ou tablet por qualquer criança. É sem dúvida uma opção a ter em conta, e para os que não o conseguirem evitar, ajuda muito.

Subscreva o canal do Pplware no YouTube
Exit mobile version