Confesso que ando às voltas e reviravoltas com o meu portátil. Formatei-o e preparei a máquina para receber o Windows 7. Como “ainda” não foi possível receber uma versão oficial do Windows 7, fiz como muitos: logo em que foi entregue na PDC2008 a cópia de avaliação, comecei a procurar nos torrents.
Tenho instalada a build 6801. Já vasculhei o novo Windows de fio a pavio, notei aspectos positivos e alguns “ainda” negativos comparado-os ao seu antecessor, o Windows Vista.
Depois comecei por seguir algumas dicas que surgiram na net:
Activação genuína do Windows Para começar, logo no dia que tinha instalado a cópia, li que poderia activar o Windows 7 de forma “legal” inserindo chave de activação do Windows Vista Beta 2 Oficial que pedi na altura à Microsoft.
Boa… como podem ver funcionou.
Mas não tenho chave Se não tem a chave do Windows Vista Beta 2, tenha em atenção que o prazo de avaliação é de apenas 30 dias e pelo que sei ainda não existe uma forma de o activar definitivamente a não ser pelo método anterior. Mas a Microsoft permite que se alargue o prazo de avaliação por mais 3 meses. Fazemos o seguinte:
Lembra-se deste post? Pois é, este “hack” também funciona no Windows 7. Descarregue e instale o Windows 7 Pré-beta. Na instalação não insira qualquer chave de activação, ele irá deixar que continue a instalação.
Agora que está instalado corra o próximo comando na janela de DOS (Menu Iniciar, barra de pesquisa e corra o comando CMD com permissões de administrador)
- rundll32 slc.dll,SLReArmWindows
Agora reinicie o Windows e verá que já tem mais tempo para experimentar o Seven.
Super Barra do Windows 7 Fiquei curioso com a apresentação do Win7 na PDC2008, pois o meu Windows 7 tinha uma barra de tarefas diferente daquela que vi nas imagens iniciais. Ao que parece a Microsoft escondeu essa barra, a “SuperBar”, mas tudo tem solução. Basta seguir meia dúzia de passos e…
Para a activar começamos por descarregar um ficheiro que será um comando. Descarregue para a versão do Windows a 32bits ou se tem a 64bits descarregue este.
Bom, com o ficheiro já do seu lado, descompacte-o o meta-o dentro da pasta do Windows (C:\Windows). Agora, com mais atenção, clique no botão do Menu Iniciar, escreva na barra de pesquisa CMD, aparecerá em cima o comando, agora com o botão direito do rato clique na opção “run as administrator” ficará com privilégios de administrador, na janela de DOS copie estes comandos e com o botão direito do rato, cole-os um após outro na prompt c:\Windows\system32>
- takeown /f %windir%\explorer.exe
- cacls %windir%\explorer.exe /E /G Nome:F (Substitua o “Nome” pelo nome da sua conta)
- taskkill /im explorer.exe /f
- cd %windir%
Agora recue para C:\windows> e execute o último comando.
- start unlockProtectedFeatures.exe
Se tudo correu pelo melhor este será o aspecto da sua nova barra de tarefas.
E lá continuei na descoberta de mais novidades “escondidas”, nunca acreditei que não houvesse mais truques na manga, assim como acredito que muita coisa ainda há por descobrir. Vamos então para a seguinte que é bem interessante!
Aero Shake Aqui está uma pérola, claro que não é o Santo Graal, mas é interessante. Aero Shake permite minimizar todas as janelas abertas no ambiente de trabalho apenas com o agitar de uma janela, sim é verdade, se quisermos minimizar ou maximizar as restantes basta clicar sem largar numa janela de qualquer aplicação, agitar e as restantes minimizam-se ou inversamente abrem-me para os seus locais.
Esta função, ainda por terminar é activada aquando do hack que desbloqueia a super barra de tarefas.
Vejam com os vossos olhos: ____________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________ . Eu continuo com alguns problemas de estabilidade e de falta de drivers para o meu VAIO, na máquina virtual o Seven até corre razoavelmente, contudo terá de melhorar nalguns pontos para conseguir o que apregoam; dizem que este novo Windows poderá apresentar uma velocidade de inicialização melhorada em 20% do que se consegue no Windows Vista.____________________________________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________ . Vamos esperar. Entretanto, vou colocar um disco no servidor com a versão a 64bits e testar algumas das novas funcionalidades.Vou ver se me habituo aos novos locais das ferramentas de administração, opções de visualização, etc. etc. etc.Não deixe de ler este post, pois muito do que aqui foi feito para o Vista terá obrigatoriamente e ser feito para o Windows 7.Até já.