Ao longo dos últimos anos a Microsoft tem vindo a ser acusada de recolher dados dos utilizadores. A empresa assumiu que recolhe alguns dados mas que estes são “irrelevantes”. No entanto tal justificação parece não convencer governos e utilizadores.
Recentemente ficou a saber-se que a Microsoft tem já operacional uma ferramenta onde os utilizadores podem ver quais os dados recolhidos. Aprenda já como ativar essa ferramenta.
Chama-se Windows Diagnostic Data Viewer e vai chegar, oficialmente, com a próxima grande atualização do Windows 10. Esta ferramenta permitirá que os utilizadores vejam os dados que estão a ser recolhidos pelo sistema… ao estilo de um sniffer.
Como ativar o Diagnostic Data Viewer?
Esta ferramenta está, por agora, apenas disponível no Windows 10 build 17083. Para ativar basta seguirem os seguintes passos:
Ir a Definições > Privacidade e depois do lado esquerdo escolher Diagnóstico e Feedback. Depois basta ativar a opção Diagnostic Data Viewer.
Como ver os dados?
Para consultar os dados que são recolhidos por esta nova funcionalidade, basta que abram a app Diagnostic Data Viewer. Aí dentro são apresentados todos os dados que a Microsoft recolhe.
No fundo desta interface, do lado esquerdo, pode ainda aceder a uma interface que permite aplicar filtros, selecionar por categorias, etc.
Como referimos, esta ferramenta está por agora disponível apenas para quem tem o Windows 10 build 17083. Em breve, segundo informações da Microsoft, estará disponível para todos os utilizadores.