A Microsoft terminou recentemente o suporte ao Windows Live Messenger como todos sabem, a partir desse momento a possibilidade de efectuar login no programa deixou de ser possível. Os utilizadores foram obrigados a ter que optar por uma alternativa, Skype, o chat do Windows 8, Pidgin, eBuddy ou uma outra alternativa.
O Skype, apesar de ser muito bom, não tem a mesma estabilidade e os utilizadores já estavam familiarizados com o MSN para além dos longos logs de conversas que muitos tinham.
Mas neste guia vão ficar a saber como poderão voltar a usar-lo.
A instalação do Windows Live Messenger via instalador web foi bloqueada, mas não se tiverem o instalador completo. Com o instalador offline, se tentarem efectuar login, aparece uma janela com uma mensagem a alertar de que foi feito download de uma nova versão e que está pronta para ser instalada. Essa nova versão não é nada mais nada menos do que o Skype.
A gigante de Redmond bloqueou a possibilidade de efectuar login, mas este problema pode ser contornado. O único MVP (Most Valuable Profissional) da Microsoft para o Messenger, Jonathan Kay, criou uma aplicação que permite contornar esta situação, o Messenger Reviver 2.
Procedimentos
Primeiro precisarão de fazer download do Windows Live Messenger, como o instalador web não funciona, têm de usar o ficheiro offline.
Após o download estar feito, instalem normalmente, o mais importante vem mais abaixo.
Uma vez a instalação do WLM feita, depois da mensagem de instalação concluída, vão ver a janela para fazer login, tudo normal até aqui.
No entanto, se tentarem fazer login, como referido em cima, não vão conseguir, vai pedir que instalem o Skype, é de esperar, uma vez que o MSN foi descontinuado.
Na janela do Reviver, vai aparecer quais as versões que suporta e qual a versão que têm, basta então clicar no botão start e a magia está feita.
Como podem confirmar pelas imagens, já é possível efectuar login sem qualquer mensagem de que foi descontinuado e de que precisam de instalar o Skype se quiserem usar o messenger.
No entanto aparecem publicidades e popups relativas ao Skype, mas não é nada do que já antes não aparecia.
Na minha opinião o Skype é um excelente cliente VoIP e gosto bastante dele para conversas de vídeo ou mesmo só de audio, mas como messenger, fica ainda a desejar. Faltam-lhe imensas funcionalidades, uma lista de contactos melhor, a possibilidade de adicionar contactos pelo email e não pela conta do Skype, entre outras.
Também é de referir que os contactos bloqueados no Windows Live Messenger não podem ser desbloqueados no Skype. Para o fazerem têm de ir pelo Outlook.com (Hotmail) e desbloquear, no entanto, demora imenso tempo a actualizar e só passado vários dias, semanas se não forem meses, é que os contactos passem a aparecer normalmente.
Penso que a Microsoft descontinuou o Windows Live Messenger muito cedo, deveria ter dado mais tempo de forma a integrar devidamente o WLM no Skype.
Agora que é possível voltar a fazer login no Windows Live Messenger, vai voltar a usar-lo?