Pplware

Quer melhorar a performance do seu Windows 8? É simples!

O Windows 8 veio mudar muito no campo dos sistemas operativos. A maior diferença para os seus antecessores assentou na parte que os utilizadores mais usam, a sua interface.

Muitos foram os que tiveram problemas de adaptação, mas com o tempo viram que era mesmo apenas uma questão de tempo.

Agora que estão habituados a usar o Windows 8, é hora de o tornarem ainda mais responsivo e com uma melhor prestação.

O Windows, quer a versão 8 (8.1) ou as suas antecessoras, foi preparado para gerir de forma eficiente os recursos que tem disponíveis. No entanto, nem sempre esses recursos abundam, e o Windows não os consegue tratar da melhor forma.

Existe ainda o caso de haverem recursos disponíveis e o Windows usá-los para embelezar o sistema e tentar dar ao utilizador uma experiência mais rica, o que nem sempre é benéfico.

A forma de conseguirem libertar esses recursos para as funções mais importantes e que aumentam o desempenho da vossa máquina é simples e rápido de implementar. Apenas necessitam de saber onde alterar.

A sua maioria são efeitos visuais que apenas servem para mostrar ao utilizador um sistema mais limpo e com ma imagem cuidada, o que nem sempre é o desejado, por quererem um sistema mais rápido e com melhor resposta.

Como melhorar facilmente a performance do Windows 8

Para acederem à gestão dos recursos e aos efeitos que o Windows irá gerar, precisam de clicar com o botão direito do rato no novo botão Start.

Da lista de opções disponíveis devem escolher System, que é a que vos dá acesso às definições do sistema, onde vão alterar as opções seleccionadas.

Na nova janela que se abrir, a referente ao vosso sistema, devem escolher a opção que permite aceder às definições avançadas do sistema.

Por isso cliquem em Advance system settings, localizada na zona esquerda dessa janela.

A janela que for aberta de seguida alberga todas as definições do vosso sistema. É composta por vários separadores, cada um contendo informação e definições específicas de cada área do sistema.

A que procuram é Advanced, pelo que devem escolher esse separador. Aí dentro devem carregar no botão Settings, da área de Performance.

Estão agora na zona das definições que o Windows controla e que trata da componente visual do sistema operativo. Estão disponíveis quatro conjuntos de opções distintas, cada uma com um grupo de definições seleccionadas.

O vosso sistema deve estar com a gestão automatizada, o que corresponde à opção Let Windows what’s best for my computer.

Devem agora escolher uma de duas opções. Ou definem de imediato a melhor performance possível, com a opção Adjust for best performance, ou escolhem Custom e definem as opções que querem activas, seleccionando abaixo as que querem activas, da lista disponível.

Para esta última opção podem ir seleccionando opções e aplicando, vendo se estas têm ou não impacto no sistema e/ou na interface do Windows.

Para além da melhoria do próprio Windows, e caso os ajustes feitos sejam elevados, os utilizadores podem até notar uma ligeira melhoria na duração da bateria.

A escolha do perfil mais adequado pode não ser imediata pois esta é uma situação de compromisso, entre os efeitos visuais apresentados e a performance geral do Windows.

Esta pequena dica consegue dar um pouco mais de performance generalizada ao Windows, retirando alguma latência que possa existir, tornando-o mais rápido e melhor de usar.

Exit mobile version