Pplware

Quer controlar a qualidade dos vídeos do YouTube no Android?

O YouTube é um dos serviços mais usados na Internet, que conquistou já quase todas as plataformas que existem, desde os browsers até às televisões. Mas é nos smartphones que é já mais usado, confirmando que o futuro passa por estes dispositivos móveis.

Sendo esta plataforma um caso de sucesso, é importante que consigamos controlar de forma fina a qualidade dos vídeos do YouTube. Vejam como o podem fazer de forma simples.

Associados aos dispositivos móveis estão sempre os planos de dados, que na maioria dos casos são caros para os utilizadores. Esta é a forma de terem acesso à Internet e muitos gerem estes consumos de forma muito criteriosa.

Com as aplicações a consumir dados de forma muitas vezes descontrolada, importa conseguir manter estes gastos reduzidos ao mínimo. O YouTube pode ser uma das aplicações que mais consome dados e isso importa limitar.

Como controlar a qualidade dos vídeos do YouTube no Android?

A qualidade dos vídeos do YouTube está associada directamente aos consumos de dados e isso é uma das causas para que depressa os plafonds se esgotem, quando não temos o cuidado devido.

Mas a Google criou uma forma de controlar a qualidade dos vídeos dentro da sua aplicação Android, algo que muitos podem já começar a usar. Abram por isso a aplicação YouTube e coloquem um vídeo a tocar.

Na janela do vídeo, se lhe tocarem, vão ver surgir algumas opções, na forma de ícones. O que procuram para este processo são os três pontos verticais. Ao carregarem ai vão ver surgir quatro opções. A que querem é Qualidade.

Ao seleccionarem essa opção vão ver apresentadas as diferentes qualidades que cada um dos vídeos disponibiliza. O ideal, para quem quer ver vídeos por ligações 3 ou 4G, é que escolham a opção 240p ou até 144p, sendo esta última a de menor qualidade e de menor consumo de dados.

Se escolherem a opção Automática, o YouTube tentará usar a qualidade mais elevada que a ligação à Internet permitir, o que nas ligações de dados móveis não é aconselhado

Algo que é exclusivo da versão Android da aplicação YouTube é que a definição que for seleccionada será mantida para todos os vídeos seguintes, tornando-se o padrão.

Na versão para iOS da aplicação YouTube o processo é todo ele idêntico, mas a diferença é que necessitam de definir para cada vídeo a qualidade que querem que seja usada.

O vídeo abaixo mostra este processo de forma detalhada e permite que vejam como o podem aplicar no vosso smartphone Android.

Não existe um valor ideal para a escolha da qualidade a ser usada. Pesem as vossas velocidades de ligação à Internet e os vossos plafonds de dados e comparem-no com a qualidade mínima que querem ter para os vídeos que vão querer ver. Lembrem-se também que a qualquer momento podem alterar essas definições e melhorá-los ou torná-los menos gulosos no consumo de dados.

Esta é mais uma prova de que a Google tem nos seus produtos pequenos truques e pequenas opções pouco visíveis que nos permitem tornar a sua utilização mais adequada e menos agressiva para o utilizador e para o seu bolso.

Exit mobile version