A Internet oferece um conjunto de informações e oportunidades para todos, incluindo as crianças. Mas a proteção das suas mentes jovens é uma preocupação real e legítima. Se está preocupado com os seus filhos no Discord, trazemos algumas coisas que pode fazer para os manter seguros.
O que começou como uma plataforma de jogos evoluiu para uma comunidade diversificada que as crianças também usam.
Uma vez que não é possível nem aconselhável proibir completamente as crianças da tecnologia, os pais deveriam aprender algo sobre os serviços que estas utilizam atualmente. Um deles chama-se Discord.
O que é o Discord?
O Discord foi lançado em 2015 e inicialmente serviu como uma plataforma de comunicação para gamers. Ao longo dos anos, tornou-se muito mais do que isso, com milhões de pessoas em todo o mundo a utilizá-lo todos os dias.
O Discord está disponível em praticamente todos os sistemas operativos e também pode ser executado em browsers Web, pelo que as crianças podem aceder-lhe muito facilmente.
O Discord tem milhões de comunidades ativas, mais concretamente servidores. Estão a ser criados novos servidores diariamente, uma vez que qualquer pessoa pode criar o seu próprio gratuitamente. Alguns são privados e só para convidados, enquanto outros são públicos e podem ser acedidos por qualquer pessoa.
O Discord tem controlos parentais?
O Discord exige que os utilizadores tenham, pelo menos, 13 anos de idade. No entanto, este requisito não é rigorosamente aplicado, uma vez que a plataforma não verifica a idade do utilizador no momento do registo. Ao mesmo tempo, é necessário ter em conta que o Discord não serve apenas para enviar mensagens de texto, mas também para trocar fotografias e vídeos, bem como para efetuar chamadas de áudio e vídeo.
Por outras palavras, é muito provável que uma criança encontre conteúdos inadequados em algum momento, o que é definitivamente algo que os pais devem ter em atenção.
Durante anos, o Discord não tinha controlos parentais. Já em julho de 2023, a empresa finalmente introduziu o seu próprio “Central da Família”. Num post publicado na época, o Discord explicou o que isso significa para os pais. Esta é a primeira dica infalível para proteger os seus filhos.
Os controlos parentais são ótimos e facilitam imenso a segurança dos seus filhos. Mas existem outras coisas que pode fazer, sem violar a sua privacidade:
1. Comunicar abertamente
Como pai ou mãe, deve comunicar abertamente com o seu filho sobre a segurança na Internet e os perigos que um menor de idade pode encontrar online. Quer esteja preocupado com a cibersegurança ou com a possibilidade de o seu filho se tornar alvo de assédio, a comunicação é fundamental.
Desde que o jovem se sinta à vontade para falar consigo sobre quaisquer preocupações que possa ter, tudo correrá bem.
2. Eduque o seu filho
É verdade que as crianças e os adolescentes de hoje em dia são muito mais competentes do ponto de vista tecnológico do que as gerações anteriores, mas é seguro assumir que a maioria considera a cibersegurança aborrecida e desnecessária.
É por isso que é importante educar os seus filhos e fazê-los compreender o que pode acontecer se não tiverem cuidado ou ignorarem conceitos básicos de segurança online.
3. Estabelecer limites de tempo
Estabelecer limites de tempo também é uma obrigação. A utilização excessiva do Discord (e o tempo de ecrã excessivo em geral) pode ter um grande impacto no bem-estar mental e físico de uma criança, influenciando negativamente o seu desempenho académico e desenvolvimento social.
É importante encorajar outros interesses e estabelecer limites desde o início, para que a criança não desenvolva comportamentos de dependência.
4. Incentivar o pensamento crítico
Nada do que foi dito acima fará uma verdadeira diferença se o seu filho não for encorajado a pensar de forma crítica.
É imperativo que todas as crianças e adolescentes compreendam como funciona a tecnologia, o que motiva os maus comportamentos, como identificar ameaças e porque é importante assumir responsabilidades.
O Discord é tão seguro quanto o tornar
Construir um ambiente online seguro para as crianças requer muito esforço e paciência. Ajudar as crianças e os adolescentes a aprender a manterem-se seguros em plataformas como o Discord será muito importante nos próximos anos, especialmente à medida que forem surgindo novas tecnologias.
Leia também…