Cada vez mais os equipamentos ligados à Internet estão expostos a ataques e à instalação de malware e outro software malicioso. O Kodi não é excepção e até o mais conhecido media center está vulnerável a estes problemas.
O problema é de tal forma grande que até a mineração de criptomoeda está a ser incluída nos plugins, o que levou a que fosse criada uma ferramenta de deteção desta praga. É nesta ajuda que vamos concentrar hoje.
A mineração de criptomoedas, de forma não autorizada, tem crescido e ocupa já espaço em muito software e até em sites web. Este problema está também já presente no Kodi, em muitas extensões, e pode ser complicado para os utilizadores.
Como instalar o Indigo no Kodi
Para resolver este problema, o conhecido plugin Indigo tem já uma ferramenta preparada para detetar este tipo de código e dar aos utilizadores a ajuda necessária. Em primeiro lugar devem instalar o Indigo, como já indicámos neste artigo.
Este é um processo muito rápido de realizar e é acessível a qualquer utilizador do Kodi, sem grandes complicações ou problemas.
Como usar o Indigo para detetar mineração de criptomoedas
Depois de instalarem o Indigo, devem aceder à pasta de plugins e procurar pelo que acabaram de instalar. Este deverá estar visível e disponível no conjunto de outros plugins já instalados.
Devem depois percorrer a lista de opções, a maioria delas relacionadas com a gestão do próprio Kodi. A lista é vasta e dá acesso a muitas opções.
A que procuram é No-Coin Scan e dá acesso à pesquisa e validação de código de mineração de criptomoeda nos plugins do Kodi.
A pesquisa de código malicioso no Kodi
Devem deixar que a pesquisa seja feita, percorrendo cada um dos ficheiros presentes de cada um dos diferentes plugins instalados no Kodi. Será mostrada uma barra de progressão a indicar o avanço deste processo.
Esta avaliação dos ficheiros dos plugins do Kodi demorará tanto mais tempo quantos mais plugins estiverem instalados.
Os resultados da avaliação de mineração de criptomoeda
No final da avaliação, o Indigo irá mostrar um relatório sobre a pesquisa que realizou e os resultados do que foi encontrado no Kodi.
Se tudo correr como esperado, e o sistema estiver limpo, será mostrada a mensagem a indicar a ausência de código de mineração de criptomoedas. Caso não seja este o caso, irá ser indicado o plugin que tem problema e que deve ser removido.
No final devem fechar a notificação apresentada pelo Indigo e realizar as ações que forem indicadas para que os problemas encontrados sejam eliminados e o Kodi volte a estar livre de problemas.
Infelizmente, e isto é uma limitação identificada neste extra do Indigo, esta pesquisa de código de mineração de criptomoedas não pode ser feito de forma automática e periódica. Devem ser os utilizadores a realizá-la de forma manual e de tempos a tempos.
Mesmo com algumas limitações, esta é uma solução que ajuda de forma elevada os utilizadores e que lhes garante uma maior segurança no que toca aos novos problemas de segurança que estão a atingir a Internet e os equipamentos que a ela se ligam.