Pplware

Saiba como se proteger dos golpes mais comuns no WhatsApp!

O WhatsApp, tendo em conta a sua popularidade, torna-se uma plataforma bastante atrativa para burlas e hackers.

No entanto, é possível fazer algo face a esta realidade. Informação é poder e deste modo saiba como se proteger dos golpes mais comuns no WhatsApp!


São várias as técnicas usadas em dolos e burlas no WhatsApp. Algumas são difíceis de escapar, mas é possível fazê-lo!

Falsa identidade

Já foram registados vários casos em que os criminosos pura e simplesmente invadem o chip telefónico do utilizador. Através da operadora de telecomunicações, pedem uma requisição de novo cartão e a anulação do antigo. Assim, o utilizador fica sem acesso ao WhatsApp e o criminoso toma a sua posição.

Posteriormente, as opções são infinitas. Pode falar com elementos da sua lista de contactos e pedir dinheiro ou outros tipos de bens. Terá acesso aos grupos em que está inserido e através disso passa imediatamente a ter uma noção da sua lista de amigos mais próximos, como também da sua vida pessoal ao ter acesso às mensagens que se trocam.

Para evitar esta situação, a melhor solução é a autenticação por dois fatores (2FA). Assim, sempre que iniciar sessão no serviço através de um dispositivo novo, ser-lhe-á enviado um código por e-mail.

Phishing

A Internet, no geral, é palco de vários esquemas de phishing. Não obstante, redes sociais e plataformas de comunicação como o WhatsApp são o local mais usado para este efeito.

Regra geral, os ataques de phishing são realizados através de uma proposta tentadora de modo a forçá-lo a clicar num link ou a instalar algum software. O burlão, simulando ser outra pessoa – muitas vezes uma entidade de confiança dos utilizadores – tenta persuadi-los a caírem no esquema.

O utilizador, caso seja vítima do crime, acaba por ficar comprometido. O seu smartphone pode estar a ser monitorizado, tanto como as suas informações pessoais. Posteriormente, o criminoso pode até recorrer ao primeiro exemplo da falsa identidade.

De modo a proteger-se, a dica mais importante é para instalar software apenas de fontes de confiança e para fornecer o mínimo de dados possíveis. No caso de links, evite ao máximo clicar em links quando enviados por estranhos. Para além disso, antes de clicares em link, recomendamos a leitura do URL que muitas vezes contêm elementos suspeitos.

Exit mobile version