Pplware

O seu Google Chrome está lento? Resolva o problema

O Google Chrome é actualmente um dos navegadores Web mais utilizados em todo mundo, principalmente pela sua característica mais importante, a sua rapidez.

Mas nem sempre temos um browser rápido e fluído, este parece de alguma “desafinação” e é nesse sentido que devemos actuar. Com alguns ajustes que lhe vamos mostrar, vai conseguir ter o seu Chrome rápido de novo.

Há alturas em que tem mais urgência em resolver o trabalho e o seu Google Chrome faz de tudo para o contrariar? A máquina está a consumir recursos elevadíssimos para manter o browser da Google a funcionar o que está a atrasar tudo dentro do seu sistema?

Então meta mãos à obra! Siga estas dicas por forma a desactivar ou a afinar o que está a impedir o bom desempenho do seu navegador.

 

Desactivar plugins desnecessários

Por norma, nativamente, o Google Chrome vem equipado com vários plugins que não serão necessários no seu dia-a-dia. E esses plugins podem ser uma das causas para que o seu navegador esteja lento.

Nesta caso, o que aconselhamos é verificar quais os plugins que realmente são importantes e desactivar os que não são necessários para os eu dia-a-dia.

Para o fazer basta abrir o Chrome e na barra de endereço escrever: chrome://plugins. Depois de pressionar o botão Enter, ser-lhe-á mostrada uma lista com todos os plugins que estão instalados.

Para desactivar estes plugins basta agora pressionar a opção Desactivar. Para poder verificar que o plugin ficou desactivo, poderá fazê-lo facilmente, pois quando desactiva um plugin, a linha na qual ele se encontra inserido fica cinzenta. Caso pretenda voltar a activar algum plugin, basta pressionar a opção Activar.

 

 

Desactive extensões desnecessárias

Extensões são pequenos programas que estão disponíveis através da Chrome Web Store e que adicionam recursos e funcionalidades extra ao seu Chrome, podendo muitas delas ser bastante úteis para o ajudar a lidar com os conteúdos. Contudo, o facto de poder ter muitas extensões instaladas no seu Chrome em simultâneo pode afectar negativamente o seu desempenho, tornando o navegador mais lento.

Posto isto e de forma a melhorar o desempenho, poderá, sem desinstalar, desactivar algumas extensões que não utiliza. Para isso basta escrever na sua barra de endereço: chrome://extensions. Em seguida ser-lhe-á mostrada uma lista com todas as suas extensões, tanto as activas como as desactivadas.

Para desactivar as suas extensões basta desmarcar a caixa de verificação denominada de Activado. Caso pretende eliminar mesmo a extensão basta pressionar no botão em forma de caixote do lixo. Logo que desactive uma extensão, ela continuará presente nesta lista mas irá aparecer com uma cor cinzenta, se eliminar mesmo a extensão ela irá desaparecer desta lista.

Se por qualquer motivo necessitar de reactivar uma extensão que tinha desactivado antes, basta pressionar a caixa de verificação denominada de Activar da respectiva extensão.

 

 

Limpar dados de navegação

Sempre que navega pela Web, o Chrome recolhe informações relativas aos URLs, textos, imagens, cookies, entre outras informações relativas aos sites que visitou e armazena essa informação em Cache.

A função principal da Cache é acelerar o seu browser quando este mostra as páginas, mas se esses dados armazenados se tornarem enormes poderá ter o efeito contrário, podendo fazer com que o seu navegador fique lento. Contudo, esta não deve ser a única razão pela qual deve limpar regularmente os seus dados de navegação. Deverá fazer este processo regularmente também por razões de privacidade.

Então para poder limpar os seus dados de navegação basta aceder ao botão Personalizar e Controlar o Google Chrome (no canto superior direito) em seguida seleccione a opção Mais Ferramentas e depois Limpar Dados de Navegação.

Depois de lhe aparecer este ecrã, deverá seleccionar os itens Desde Sempre, seleccionar todas as opções disponíveis e então depois pressionar o botão Limpar Dados de Navegação.

 

Limpar itens específicos de navegação

Outro conselho que damos aos nossos utilizadores é o de Limpar Histórico. Para isso basta carregar no botão Personalizar e Controlar Google Chrome e em seguida seleccionar a opção Histórico.

Depois de seleccionada a opção Histórica, ser-lhe-á apresentada uma lista que contém todo o seu histórico de navegação. A partir daqui terá duas possibilidades. Ou elimina todo o histórico pressionando o botão Limpar Dados Navegação ou selecciona apenas as páginas que pretende eliminar e depois pressiona o botão Remover Itens Seleccionados.

 

 

Executar ferramenta de remoção da Google

Além de todos estes passos que fez até agora, aconselhamos também a executar a nova ferramenta da Google que lhe permite limpar o seu navegador. Com esta aplicação poderá verificar se existe algum malware ou spyware a infectar a sua instalação do Chrome e eliminá-lo facilmente.

Para fazer o download desta aplicação basta ir à página da Google. A aplicação é gratuita e de simples utilização.

 

Analisar malware e spyware

Para finalizar, e além da instalação desta nova ferramenta da Google, aconselhamos também a instalação de uma ferramenta que permita encontrar, remover e bloquear malware e spyware, serviço que um antivírus tradicional não faz ou se traz não é tão eficaz.

Esta limpeza é importante, pois o spyware, por exemplo, causa bastante instabilidade no navegador, além de que, poderá causar problemas ainda mais graves. Para isso, recomendamos então a instalação do Malwarebytes, aplicação completamente gratuita e que fará um grande serviço no seu computador.

Tendo apenas de instalar o mesmo, verificar se o seu computador está infectado e em seguida remover essa infecção, tudo isto de forma muita rápida e simples.

 

 

Usar um melhor DNS

Além das dicas anteriores, é importante que use como DNS primário ou secundário, um serviço rápido.

 

Nesse sentido aconselhamos o DNS do Google ou o OpenDNS. Para configurar, por exemplo, o DNS da Google leia o tutorial seguinte.

 

Depois da execução destas dicas verá que o seu browser ficará de novo um Speedy Gonzalez.

 

Por Hugo Sousa para Pplware

Coloca em prática alguma destas dicas frequentemente?

Exit mobile version