Apesar de existirem hoje inúmeras alternativas gratuitas ao Word da Microsoft, é inegável o poder desta ferramenta. Além disso, continua a ser a opção de eleição para muitos utilizadores, principalmente, entre as comunidades escolares.
Assim, hoje começamos a apresentar dicas que são essenciais para que os seus textos melhorem de forma substancial. Mostramos como pode trabalhar em grupo de uma forma mais eficiente.
Trabalhe em grupo no Word
O trabalho em conjunto é essencial em muitos contextos da nossa vida. Existem projetos que têm que ser desenvolvidos em grupo e a Internet é a forma mais prática.
Assim, o Word oferece também as suas ferramentas de trabalho colaborativo. É então possível que um grupo de pessoas possa estar simultaneamente a editar um documento.
Gravar e Partilhar
É importante que a conta do OneDrive esteja ativada no computador (ou smartphone) para que a colaboração possa acontecer. Depois disso, o utilizador, dentro do documento, deverá gravá-lo na Cloud. As imagens ilustrativas encontram-se em Inglês, mas o processo em português é igual, basta seguir as indicações.
Portanto, em primeiro lugar, aberto o documento, deverá selecionar a opção Partilhar (Share), seguido de Guardar na Cloud (Save to Cloud). Depois é escolher a pasta, nomear o ficheiro e gravar… O processo comum.
De imediato, as opções de partilha ficam disponíveis no Word.
Assim, a partilha pode ser efetuada através de um Convite às Pessoas (Invite people) feito através de e-mail. Por outro lado, pode-se Criar um link de partilha (Get a sharing link).
Tanto a criação do link, como o convite por e-mail, podem sugerir que a pessoa com quem o documento vai ser partilhado possa editar ou apenas ver o documento.
Aberto o link no browser, o utilizador poderá então transferir o documento e trabalhar diretamente pela app do Word, ou editar no browser.
Trabalhar diretamente com Word para a Web
Uma forma simples de trabalhar em grupo no Word, em qualquer lugar, poderá passar também por utilizar a versão Web do Word. Todos os ficheiros gravados na OneDrive estão disponíveis e podem ser editados a partir deste endereço: word.office.com. Tal e qual como se estiver a trabalhar através da aplicação, ainda que algumas funcionalidades não estejam, obviamente, disponíveis.
O método de partilha é semelhante. No canto superior direito existe um botão de partilha e depois podem ser adicionados os emails das pessoas ou criado um link.
Em breve, voltaremos com mais dicas dedicadas ao Word. Caso tenha alguma dúvida relacionada com este editor de texto, deixe nos comentários, para que possamos abordar num artigo futuro.