Como sabem foi em janeiro que mudei de Windows para macOS e a verdade é que não poderia estar mais satisfeito (a máquina também ajuda). No entanto o sistema da Apple não é perfeito e em muitas funcionalidades nem se pode sequer comparar ao Windows.
Recentemente queria esconder, de forma simples, os ícones presentes no ambiente de trabalho… mas o macOS não disponibiliza nenhuma funcionalidade com interface gráfica para o efeito. Hoje ensinamos como podemos contornar esta “falha”.
Esconder os ícones do ambiente de trabalho no Windows é uma tarefa relativamente simples. No entanto, a Apple não disponibiliza essa função no seu sistema e aparentemente não se sabe o motivo. No entanto é possível contornar esta “limitação” através do terminal ou então instalando uma app de terceiros.
Esconder os ícones do ambiente de trabalho via Terminal
Para esconder os ícones via terminal basta que se execute o seguinte comando:
defaults write com.apple.finder CreateDesktop false; killall Finder
Para voltar a mostrar os ícones no ambiente de trabalho basta que troquem o false para true no comando anterior:
defaults write com.apple.finder CreateDesktop true; killall Finder
Esconder os ícones do ambiente de trabalho via HiddenMe
Uma alternativa ao terminal é usar uma aplicação como a HiddenMe. Esta app está disponível gratuitamente na App Store e com um simples click permite-nos esconder todos os ícones do ambiente de trabalho.
Depois de instalada, o controlo das acção é realizado via barra superior de trabalho. Quem pretende pode ainda configurar uma tecla de atalho.
Tanto via terminal como através da app o esconder/apresentar os ícones do ambiente de trabalho funciona bem. É pena que a Apple não disponibilize nativamente uma forma mais simples de executar uma tarefa tão básica… pode ser que numa próxima versão isso aconteça.