Pplware

iOS 14 traz função para proteger a sua audição quando usa auscultadores

Depois de exploradas mais algumas novidades disponibilizadas no iOS 14, percebemos que a empresa dedicou uma boa parte do trabalho ao bem-estar e à saúde do utilizador. Assim, como temos acompanhado, a Apple tem adicionado ferramentas para proteção da audição. Nesse sentido, o iOS 14 traz agora um novo recuso que informa se a música que ouvimos está dentro do aceitável.

Ouvir música numa intensidade muito elevada pode prejudicar o ouvido interno e a audição. O novo sistema operativo mobile da Apple pode ajudar a acautelar este quadro clínico.


Conforme sabemos, ouvir música nos auscultadores com volume muito alto pode prejudicar a sua audição. Como um lembrete disso, o iOS 14 oferece um ícone opcional na Central de Controle para mostrar o quão alto a música está a ser reproduzida num par de AirPods ou de quaisquer outros auscultadores ligados naquele momento.

Conforme vemos nas indicações, a funcionalidade do novo sistema operativo mede a pressão do som até o decibel exato.

 

Poupar a sua audição com o iOS 14

Recorrendo à versão mais recente do iOS beta para programadores, podemos ter acesso a essa ferramenta. Assim, vamos a Definições, Central de Controlo e, dentro dessa área, ativamos o ícone Audição ativo.

O ícone agora na Central de Controlo apresenta um pequeno mostrador com a indicação do volume da música naquele momento. Se tocarmos nesse ícone, a informação aparecerá maior.

A versão expandida de ecrã, como podemos ver nas imagens em cima, mostra uma escala. O verde mostra o intervalo seguro, passando para o amarelo, acima dos 80 dB, os utilizadores entram num volume alto o suficiente para terem contenção no tempo de uso. Acima disto, é já estar a entrar no nível máximo de segurança.

Esta escala está alinhada pela recomendação da Organização Mundial da Saúde (ver documento .pdf) para níveis de som.

 

Leia mais sobre novidades

 

Exit mobile version