O OpenOffice.org é um uma suite completa de escritório comparável com o actual Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision e posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.
Este tutorial explica como instalar a última versão do OpenOffice.Org (OOo) no Ubuntu 9.10
Inicialmente vamos fazer download da última versão do OpenOffice. O OO está disponível em vários idiomas, mas a título de exemplo vamos escolher a versão em inglês (OOo_3.2.0_LinuxIntel_install_en-US_deb.tar.gz).
Passo 1 – Depois de efectuado o download do ficheiro para o nosso computador, vamos descompactar através do comando:
tar xzvf OOo_3.2.0_LinuxIntel_install_en-US_deb.tar.gz
Após descompactar, veremos um ficheiro denominado de OOO320_m12_native_packed-1_en-US.9483
Passo 2 – Vamos agora proceder à desinstalação das versões anteriores do nosso sistema:
sudo apt-get remove openoffice*.*
Passo 3 – Em seguida copiamos por exemplo a pasta descompactada para o nosso Desktop e executamos o seguinte comando:
sudo dpkg -i ~/Desktop/OOO320_m12_native_packed-1_en-US.9483/DEBS/*.deb
Passo 4 – Para finalizar, basta correr o seguinte comando:
sudo dpkg -i ~/Desktop/OOO320_m12_native_packed-1_en-US.9483/DEBS/desktop-integration/openoffice.org3.2-debian-menus_3.2-9472_all.deb
E está feito.
Artigos relacionados:
- OpenOffice.org 3.0.0 Final – Português
- OpenOffice.org 3.2.0 RC3
- Instalar o Office 2007 no Ubuntu 9.10…fácil