A próxima versão do sistema operativo móvel da Google não deverá demorar muito para ser anunciada. O seu nome, Key Lime Pie, já é conhecido há algum tempo mas ainda não há muita informação acerca das novidades que trará.
No seguimento dos “leaks” relacionados com o próximo smartphone Nexus, o LG Nexus 4, o site Android Police teve acesso a uma nova versão do Gmail para Android. As principais novidades são a possibilidade de fazer “pinch-to-zoom” (zoom com 2 dedos) ao conteúdo de qualquer email e fazer “swipe” (deslizar horizontalmente) sobre um email para arquivar ou eliminar, entre outras.
Saiba como instalar a nova aplicação Gmail.
A aplicação Gmail é, certamente, a aplicação mais utilizada por quem usa o email regularmente no Android. É muito rápida e funcional, mas longe de ser perfeita.
As novidades eram já aguardadas há algum tempo e são extremamente úteis:
- Reformulação da secção anexos: esta secção foi totalmente remodelada. Os anexos, em vez de surgirem no topo (antes do corpo do email) surgem agora no final, o local efectivamente apropriado para os anexos. Além disso, se os anexos forem imagens, então agora surgem miniaturas de maiores dimensões que permitem ver, já com algum pormenor, o conteúdo do anexo sem ter de o abrir.
Adicionalmente, foram removidos os botões Ver e Guardar, onde agora basta clicar no anexo e num próximo ecrã escolher o que fazer com o anexo, com opções como Guardar, Guardar tudo, Partilhar ou Partilhar tudo. No caso de imagens, agora surgem na galeria de imagens incluída na aplicação nova Gmail;
- “Pinch-to-zoom”: agora é possível fazer zoom no corpo de qualquer email utilizando para isso 2 dedos simultaneamente no ecrã. Um duplo toque aumenta o zoom para o nível de maior zoom ou, caso o zoom tenha sido ajustado com multi-toque, o duplo toque ajusta o texto à largura do ecrã.
- Deslizar (swipe) a lista de conversas: permite arquivar ou eliminar um email/conversa apenas com o deslize horizontal sobre ele. Se a opção escolhida for:
- Arquiva ou elimina: se o email estiver na caixa de entrada é arquivado; se estiver numa pasta de determinada etiqueta, é-lhe removida e etiqueta e passa para o arquivo; se estiver em etiquetas de sistema como Todo o correio ou Enviado, é eliminado.
- Elimina sempre: o email ou conversação é sempre eliminado.
- “A Receber” sempre acessível: em qualquer etiqueta que esteja a navegar, o acesso à caixa A Receber está sempre disponível a partir da caixa no canto superior esquerdo do ecrã, onde está escrito o email actualmente em utilização.
- Nº de emails não lidos sempre presente: em cada etiqueta que estiver a visualizar, o nº de emails não lidos dessa etiqueta está sempre presente no canto superior direito do ecrã. Anteriormente só surgia na pasta A Receber.
Abaixo deixo um vídeo que mostra as novidades que mais se destacam.
Existem provavelmente outras alterações interessantes, deixo o desafio para que as descubra e refira nos comentários 🙂
Como instalar a nova aplicação Gmail?
Primeiro que tudo há dois requisitos determinantes para poder instalar o Gmail 4.2:
- Ter o Android versão 4.0 ou superior;
- Ter acesso root.
Uma vez cumpridos os requisitos, que não serão aqui abordados, é necessário fazer a substituição total da aplicação Gmail já existente no sistema, uma vez que as assinaturas diferem.
Assim que a Google actualizar oficialmente a aplicação Gmail na Play Store, terá que desinstalar esta nova aplicação para poder depois instalar oficialmente a partir da Play Store.
Para instalar o novo Gmail deve:
- Se assim entender, faça um backup integral do sistema (nandroid backup a partir da recovery ou Titanium Backup) para garantir a possibilidade de retroceder algo que, inadvertidamente, corra mal. O Pplware e o autor deste artigo não se responsabilizam por procedimentos errados ou outros efectuados paralelamente a este guia. Faça-o por sua conta e risco;
- Desinstalar as actualizações da aplicação Gmail: ir a Definições > Aplicações > Todas > Gmail > Desinstalar actualizações. De seguida clicar em Limpar dados. Se eventualmente for possível desinstalar a aplicação (poderá ser possível fazê-lo em algumas Custom ROM), deverá fazê-lo e de seguida, se tal for bem sucedido, pode saltar para o passo 6;
- Instalar a aplicação gratuita Root Browser Lite (ou outro explorador root);
- Eliminar o ficheiro
Gmail.apk
localizado em/system/app/
e outros .apk localizados em/data/app/
com o nomecom.google.android.gm-[número].apk
caso existam. O número refere-se a iterações de actualização que a aplicação possa já ter levado. Se não encontrar qualquer .apk com esse nome, melhor; - Caso existam ficheiros .odex com o mesmo nome dos .apk encontrados, deve igualmente apagá-los;
- Reiniciar e verificar que já não existe a aplicação Gmail;
- Fazer o download da aplicação Gmail 4.2 presente no final do artigo.
- Instalar o .apk normalmente, sendo necessário ter a opção Fontes desconhecidas (em Definições > Segurança) activada. Se a instalação falhar, pode ser utilizada a ferramenta ADB presente no SDK do Android. A sintaxe será
adb install gmail4.2klp_www.pplware.com.apk
. Se mesmo assim algo não funcionar bem, então será porque a antiga aplicação Gmail não foi completamente removida do sistema; - Feito.
O evento onde se especula a apresentação do Android 4.2 Key Lime Pie, coincidente com a suposta apresentação do LG Nexus 4, deverá ocorrer no próximo dia 29. É possível que só a partir dessa data esta versão da aplicação Gmail esteja oficialmente disponível.