Pplware

Instalar extensões do Chrome no Opera e vice-versa

Desde que a Opera anunciou que iria abandonar o seu motor de browser, o Presto, para passar a usar o WebKit e desde que foi apresentada a sua primeira versão que se aguardava por uma forma simples de usar as extensões do Chrome no Opera e o contrário.

Era inevitável que esta situação acontecesse até porque ao partilharem uma base comum, muitas das suas funcionalidades são similares e compatíveis.

Pois agora passou a ser possível instalar as extensões entre estes dois browsers de forma indiscriminada. Vejam como.

Para conseguirem realizar esta instalação de forma transversal entre os browsers apenas necessitam de uma extensão, no caso do Opera e um renomear de um ficheiro, no caso do Chrome.

São processos muito simples e que vão para já garantir que possam usar uma extensão no Opera que tenha sido originalmente criada para o Chrome e o oposto.

De notar que este intercâmbio entre estes dois browsers apenas funciona para extensões e não para Apps ou temas. Devem ainda ter instalada a versão Next do Opera e a versão e a versão 28 ou superior do Chrome.

Do Chrome para o Opera

Esta será com certeza a mais usada das duas dicas. O Opera ainda agora chegou ao mundo do WebKit e do Chromium e por isso existem ainda poucas extensões disponíveis para este browser.

Mas nada como reaproveitar as extensões que mais usamos no Chrome e trazê-las para este (novo) browser.

Claro que alguém já se debruçou sobre esta questão de forma séria e surgiu de imediato uma extensão para Opera que permite que instalem de forma directa e na Store do Chrome as extensões que pretendem usar no Opera.

Para acederem a essa extensão basta que acedam com o Opera à página da extensão Download Chrome Extension, criada para ser usada no Opera, mas na Store do Chrome.

Depois de instalada a extensão apenas necessitam de aceder com o Opera à Store do Chrome e escolher as extensões que querem instalar.

Vão ver que o botão de instalação mudou para vermelho e que têm um novo símbolo na barra de endereço do Opera.

Cliquem então em Instalar para que essa extensão passe a estar disponível no vosso Opera.


Download: Download Chrome Extension

Do Opera para o Chrome

A instalação de extensões do Opera no Chrome é também possível e requer apenas um pouco mais de trabalho que o oposto. Não existe nenhuma extensão criada para este fim e por isso o método é tradicional.

Comecem por aceder à página de extensões do Opera e procurem a que querem transportar para o Chrome.

Dentro da página dessa extensão devem clicar no com o botão direito do rato em cima do botão verde de instalação e escolher a opção de gravar o conteúdo do link.

Ao contrário do Chrome, o Opera permite que descarreguem os ficheiros das extensões, o que facilita este processo.

Gravem o ficheiro num local conhecido e alterem a extensão do mesmo de .nex (formato Opera) para .crx (formato Chrome).

Depois disso necessitam de aceder à página de extensões do Chrome (Coloquem chrome://extensions na Omnibar) e arrastar lá para dentro o ficheiro que descarregaram e renomearam.

De imediato a instalação é iniciada e devem apenas validar as permissões pedidas e dar continuidade a este processo.

De imediato essa extensão fica disponível para ser usada, ainda que não seja nativa do Chrome.

A necessidade desta instalação manual prende-se com a impossibilidade de instalar extensões de fora da Store do Chrome fora desta página de gestão de extensões.

Este assunto tinha sido já tratado neste artigo e nele apresentámos com maior detalhe a forma de instalação e as razões deste impedimento.

Está então apresentada a forma simples e rápida de usar extensões do Chrome no Opera e o inverso.

Apesar de ser um browser que agora começa a usar todas as potencialidades do WebKit, ainda existe uma oferta reduzida de extensões. O tempo encarregar-se-á de trazer os programadores para o Opera, ainda para mais com a facilidade que é criar extensões, tendo por base o que está já criado para o Chrome.

Exit mobile version