Pplware

Google Maps: 3 dicas essenciais para poupar bateria enquanto navega

As aplicações de navegação utilizam diversos recursos que tendem a consumir mais bateria enquanto estão as ser utilizados. O ideal é que, para as suas viagens, tenha sempre no carro um carregador de isqueiro, mas se tal não for possível, então há que arranjar forma de poupar bateria para que não seja apanhado numa situação urgente sem smartphone.


#1 – Desligue o ecrã

Ao desligar o ecrã do seu smartphone, se for com o som ativo, a navegação continua a decorrer e não está a consumir tanta bateria. Muitas vezes vamos 20/30 km na mesma estrada, não havendo necessidade de ter a imagem do percurso a surgir no ecrã durante todo esse tempo.

Ao aproximar-se de alguma indicação, o Maps avisa com antecedência da direção que vai ter que tomar, tendo tempo para voltar a ligar o ecrã caso sinta necessidade.

#2 – Utilize a navegação offline

Se tiver oportunidade de programar a sua viagem, opte por descarregar o mapa do percurso através da rede Wi-Fi. Além da poupança de dados móveis, irá ainda poupar alguma bateria já que não estará dependente de alguns recursos, como sistema de localização, como estaria em navegação online.

Para descarregar o mapa deverá aceder ao Menu, seguido de “Mapas offline”. Deverá, em seguida, “Selecionar o seu próprio mapa” e definir a área pretendida. Abaixo da área irá surgir o tamanho que o mapa irá ocupar no seu smartphone. Depois de transferido o mapa basta selecioná-lo, selecionar o destino e seguir viagem.

Todo o percurso pode ser planeado previamente como explicamos aqui detalhadamente.

#3 – Não receba informações de trânsito nem imagens de satélite

As informações de trânsito poderão ser muito úteis principalmente se for com pressa ou se estiver a conduzir dentro de uma cidade, e a imagens de satélite irão dar-lhe uma visão mais real do local que pretende encontrar. No entanto, estas informações utilizam recursos que irão consumir mais bateria… além de mais dados, tal como no exemplo anterior.

Na navegação, deverá então expandir o menu inferior, e desativar as opções correspondentes “Mostr. trânsito mapa” e “Mostr. mapa satélite“.


Que outras dicas acrescentaria a estas três para poupar bateria enquanto navega com o Google Maps?

Leia ainda:

Exit mobile version