Pplware

Experimente em primeira mão a Timeline do Facebook

No passado dia 22, numa conferência do Facebook em São Francisco, o seu CEO Mark Zuckerberg apresentou uma grande novidade na página pessoal do Facebook: Timeline.

Traduzindo à letra, a “linha do tempo” (ou cronologia) tem como objectivo, muito resumidamente, mostrar de forma rápida e concreta não as ocorrências mais recentes (como aconteceu até agora) mas sim a “história de toda a vida” online.

Conheça esta nova funcionalidade e saiba como usá-la.

A Timeline apresenta um conjunto alargado de informação e está dividida essencialmente em três tipos

A ideia é óptima mas a sua concepção poderá ser bastante complexa, aliás, o próprio CEO disse-o. Obviamente que não será possível agrupar centenas (se não milhares) de ocorrências numa só página de tamanho razoável. Terão de ser escolhidos, automaticamente e depois manualmente, momentos chave e então, com esses momentos, conseguir construir uma página pessoal rica e consistente.

Sem mais demoras, assista ao vídeo da sua apresentação.

Esta funcionalidade está ainda num processo experimental e só daqui a algumas semanas será activada aos utilizadores em geral. No entanto, para os programadores, já é possível activá-la e usufruir das suas potencialidades. Gostava de a experimentar? Pois bem, as instruções para o fazer seguem abaixo.  

Active a Timeline na sua conta

Note que, antes de mais, deve estar ciente que esta é uma funcionalidade experimental que pode ter alguns problemas. É também necessário ter uma conta “verificada”, sendo para isso necessário ter um cartão de crédito ou um número telefónico associado à conta.

O procedimento segue abaixo:

  1. Entrar na sua conta do Facebook (login) e aceder ao seguite endereço: http://developers.facebook.com/apps/;
  2. Clique em “Permitir”. Se não conseguir aceder ao endereço experimente noutro browser;
  3.  

  4. Clique em “Criar nova aplicação”;
  5.  

  6. Preencha com os nomes que bem entender. Em “Namespace” é necessário usar um nome que ainda não exista. Marque “Concordo…” e clique “Continuar”;
  7.  

  8. Insira as duas palavras de verificação existentes na imagem, confirme, e de seguida clique em “Aplicações”; 
  9.  

  10. Na secção “Open Graph” clique em “Começar”;
  11.  

  12. Escrever “read” na primeira caixa e “book” na segunda. Clique “Começar”;
  13.  

  14. Ao fundo da página clique em “Save and next” e depois “Save and finish”. Logo depois basta abrir a página inicial do Facebook e esperar que um convite surja no topo do ecrã. Se não surgir logo, tente novamente.
  15.  

  16. Para finalizar é apenas necessário clicar em “Obter agora”. A página é imediatamente redireccionada para a seguinte mensagem de boas-vindas:
  17.  

  18. Aí existem duas opções. Escolha o que preferir de acordo com a informação na imagem acima. O guia está concluído.

  Resta referir que a Timeline, segundo informação do Facebook, só aparecerá a quem “for” programador. Todos os outros utilizadores verão a página de perfil normal. [via]

Note que se entrar na sua conta a partir de outro local, a Timeline ficará desactivada em todos os locais. Para a voltar a utilizar deverá aceder ao endereço http://www.facebook.com/O_SEU_UTILIZADOR?sk=timeline.

Facebook – Introducing Timeline


Exit mobile version