No passado dia 22, numa conferência do Facebook em São Francisco, o seu CEO Mark Zuckerberg apresentou uma grande novidade na página pessoal do Facebook: Timeline.
Traduzindo à letra, a “linha do tempo” (ou cronologia) tem como objectivo, muito resumidamente, mostrar de forma rápida e concreta não as ocorrências mais recentes (como aconteceu até agora) mas sim a “história de toda a vida” online.
Conheça esta nova funcionalidade e saiba como usá-la.
A Timeline apresenta um conjunto alargado de informação e está dividida essencialmente em três tipos
- todos os seus estados
- todas as suas aplicações
- uma nova forma de expressar quem é
A ideia é óptima mas a sua concepção poderá ser bastante complexa, aliás, o próprio CEO disse-o. Obviamente que não será possível agrupar centenas (se não milhares) de ocorrências numa só página de tamanho razoável. Terão de ser escolhidos, automaticamente e depois manualmente, momentos chave e então, com esses momentos, conseguir construir uma página pessoal rica e consistente.
Sem mais demoras, assista ao vídeo da sua apresentação.
Esta funcionalidade está ainda num processo experimental e só daqui a algumas semanas será activada aos utilizadores em geral. No entanto, para os programadores, já é possível activá-la e usufruir das suas potencialidades. Gostava de a experimentar? Pois bem, as instruções para o fazer seguem abaixo.
Active a Timeline na sua conta
Note que, antes de mais, deve estar ciente que esta é uma funcionalidade experimental que pode ter alguns problemas. É também necessário ter uma conta “verificada”, sendo para isso necessário ter um cartão de crédito ou um número telefónico associado à conta.
O procedimento segue abaixo:
- Entrar na sua conta do Facebook (login) e aceder ao seguite endereço: http://developers.facebook.com/apps/;
- Clique em “Permitir”. Se não conseguir aceder ao endereço experimente noutro browser;
- Clique em “Criar nova aplicação”;
- Preencha com os nomes que bem entender. Em “Namespace” é necessário usar um nome que ainda não exista. Marque “Concordo…” e clique “Continuar”;
- Insira as duas palavras de verificação existentes na imagem, confirme, e de seguida clique em “Aplicações”;
- Na secção “Open Graph” clique em “Começar”;
- Escrever “read” na primeira caixa e “book” na segunda. Clique “Começar”;
- Ao fundo da página clique em “Save and next” e depois “Save and finish”. Logo depois basta abrir a página inicial do Facebook e esperar que um convite surja no topo do ecrã. Se não surgir logo, tente novamente.
- Para finalizar é apenas necessário clicar em “Obter agora”. A página é imediatamente redireccionada para a seguinte mensagem de boas-vindas:
- Aí existem duas opções. Escolha o que preferir de acordo com a informação na imagem acima. O guia está concluído.
Resta referir que a Timeline, segundo informação do Facebook, só aparecerá a quem “for” programador. Todos os outros utilizadores verão a página de perfil normal. [via]
Note que se entrar na sua conta a partir de outro local, a Timeline ficará desactivada em todos os locais. Para a voltar a utilizar deverá aceder ao endereço http://www.facebook.com/O_SEU_UTILIZADOR?sk=timeline
.
Facebook – Introducing Timeline