Pplware

O que deve fazer se esquecer o PIN do seu Window 10 Mobile?

Não é uma situação normal, mas por vezes somos confrontados uma falha nossa. Ao procurarmos aplicar medidas de segurança, acabamos por ser vítimas delas.

Algo que acontece é esquecermos o PIN do nosso telefone ou repeti-lo tantas vezes que o smartphone bloqueia. O que fazer nestas situações quanto temos um Windows 10 Mobile? É muito simples!

Quer seja por esquecimento ou porque simplesmente nos colocaram um bloqueio no telefone, somos por vezes confrontados com uma situação pouco normal. A forma mais simples de resolvermos este problema é com uma reposição de fábrica e a aplicação de uma cópia de segurança.

Mas este processo pode ser evitado se usarmos uma ferramenta muito simples da Microsoft e que nos ajuda a bloquear o nosso smartphone. Vamos ver como a podemos usar.

O bloqueio do Windows 10 Mobile

Numa situação em que tenhamos de colocar várias vezes o PIN, o Windows 10 Mobile protege-se, e aos nossos dados, e evita que possamos estar continuamente a tentar. Esta é uma medida de segurança para evitar abusos.

Ao fim de algumas tentativas, e já depois de termos mostrado que não estamos a tentar colocar dados de forma aleatória, temos de reiniciar o nosso smartphone para podermos continuar a tentar.

A solução da Microsoft

Mas tudo isto pode ser evitado se usarmos a gestão de dispositivos do Windows 10, que abrange também o Windows 10 Mobile. Acedam então ao endereço account.microsoft.com/devices e autentiquem-se com a conta Microsoft que têm associada ao vosso smartphone Windows 10 Mobile.

Da lista de dispositivos que for apresentada escolham o que querem desbloquear, carregando para isso na opção Localizar telemóvel.

Na página do dispositivo que escolheram vão ter 3 opções: Tocar, Bloquear e Apagar. A que querem usar é a segunda, Bloquear. Escolham-na e sigam os passos apresentados. Provavelmente, será pedido um número de telefone par associar ao smartphone.

De seguida, e aqui é que está o passo mais importante, devem definir o novo PIN que irá bloquear o Windows 10 Mobile e que vão poder usar para desbloquear o vosso telefone.

Podem ainda definir um número e um texto para aparecer como mensagem no vosso smartphone. Estes passos não são obrigatórios.

O sucesso deste processo é apresentado com uma mensagem na página, indicando que o telefone está bloqueado.

Uma vez que o novo código de bloqueio está aplicado, o utilizador tem apenas de se concentrar no seu telefone e usar o código definido.

A recuperação do Windows 10 Mobile

Após estes passos o Windows 10 Mobile vai apresentar uma mensagem no ecrã de bloqueio, indicando que houve um bloqueio remoto e que devem ligar para o número apresentado para o desbloquear.

Devem ignorar esta mensagem e carregar no botão Concluído. O ecrã seguinte é o de introdução do PIN, devendo ser usado o que definiram antes.

Após ultrapassarem o ecrã de bloqueio do Windows 10 devem, se assim o pretenderem, alterar novamente o PIN.

É importante referir que para poderem usar esta solução precisam de ter a funcionalidade Localizar Telemóvel activa. Esta encontra-se em Definições -> Atualizar e segurança.

 

Não sendo uma forma “oficial” de contornar o bloqueio, permite que rapidamente voltem a ter acesso ao vosso telefone sem terem de eliminar dados ou sequer reiniciar o vosso smartphone. Esta é uma pequena dica para Windows 10 Mobile e que poderá ser útil para muita gente um dia.

Exit mobile version