Desde que saiu a versão beta do Office 2010 que a tenho usado de forma total, em toda a sua plenitude. Utilizo o Outlook numa das minhas máquinas de trabalho, onde está configurada uma conta muito especifica. Todos os dias o Outlook 2010 é carregado na abertura do sistema… como sempre aconteceu. Mas desde há uns dias que – não sabendo a razão ao certo – ao abrir o Outlook aparece-me um erro logo ao carregar o splash screen. E não consigo mesmo abrir a aplicação! “Cannot start Microsoft Office Outlook”, é este o erro que me tem atormentado.
Comecei por tentar reparar o Office até ao ponto de o reinstalar. Nada, nem mesmo o iniciar em modo de segurança. Só de pensar no trabalho que iria dar fazer uma instalação de raiz já me tirava do sério.
Nada como perder uns minutos à procura de uma solução.
Primeiro identificar o problema: Este erro deriva de um problema com o painel de navegação do Outlook, simplesmente falha o arranque e as causas estão intimamente ligadas a encerramentos compulsivos, do sistema operativo. Não será só por isso, certamente, mas de quando em vez lá acontece a máquina ser desligada de forma imprópria.
Como resolver o problema?
Há alguns truques que se podem tentar, dependendo do problema que originou esta falha vital.
Em baixo deixo algumas informações recolhidas de fóruns Microsoft.
1. Vamos abrir a caixa Executar, usamos ou a combinação de teclas Windows + R ou escrevemos no menu de pesquisa Run. Agora nessa caixa escrevemso o comando Outlook.exe /resetnavpane. Provavelmente verá o Outlook será aberto e necessitará que configure apenas alguns itens do arranque, pois foi feito um Reset às definições de arranque do Outlook, se mesmo assim não ficar resolvido, passa para o segundo passo.
2. O Office traz uma ferramenta de reparação e o Outlook usufrui dessa ferramenta. Tenha consigo o CD do Office 2010 e procure lá dentro pelo executável (Scanpst.exe). Esta aplicação irá reparar a pasta de mensagem recebidas e que se encontram dentro de ficheiros .pst.
Muito provavelmente ficará com o problema resolvido, principalmente com o primeiro passo, no entanto poderá ver este (Microsoft KB article 272227) artigo da Microsoft, onde é detalhado o problema e a sua resolução.
Boa sorte.