Quer aceder ao computador/equipamento da sua rede interna (ex. router), a partir da Internet, mas este não tem um endereço público? Mesmo existindo um endereço público associado ao router, sabia que este muda de tempo a tempo?
Como solução para este problema nada melhor que usar um nome em vez do IP. Para isso existe o popular serviço no-ip, o Duck DNS ou até o serviço dynIP do SAPO. Hoje vamos conhecer mais uma alternativa, o Dynu!
O Dynu é um serviço gratuito que permite traduzir o endereço IP dinâmico do seu router, computador ou outro equipamento, (por exemplo: 81.112.159.76) por um “nome”.
Este serviço disponibiliza um Painel de Controle para que possa, facilmente, gerir todos os registos criados.
Com a versão gratuita deste serviço é possível criar até 4 nomes de domínio, 4 subdomínios, 4 registos do tipo MX, 4 registos DNS personalizados, 4 redirecionamentos Web.
Que tipos de registos se podem encontrar num servidor de DNS?
- A – registo associado a um IP do tipo v4. Geralmente utilizados para fazer a correspondência entre um nome e um endereço;
- AAA – registo associado a um IP do tipo v6. Geralmente utilizados para fazer a correspondência entre um nome e um endereço;
- MX – Aponta para os servidores de email do domínio. A este registo está sempre associada uma prioridade, que determina qual o servidor que é resolvido em primeiro lugar;
- NS – indica qual o servidor autoritário de um determinado domínio;
- CNAME – Basicamente são alias de um determinado domínio, por exemplo, ao escrevermos no browser www.pplware.com e Pplware.sapo.pt somos redireccionadosredirecionados para o mesmo sitio;
Como criar um DNS dinâmico com o Dynu?
Usar o Dynu é realmente muito simples. Vamos considerar que pretendemos, por exemplo, passar a tratar o nosso router por um nome.
Para tal basta que acedam a este endereço, criem uma conta e depois acedam ao Painel de Controlo. Em seguida carreguem em DDNS Services.
Depois de entrarem na opção DDNS Services, basta que escolham um nome que ficará associado ao domínio a criar (ex. pplware.dynu.net).
Em seguida é so associar esse nome ao endereço IP que pretendemos (por omissão o serviço deteta o endereço externo do nosso router). Como podem ver pela seguinte imagem, existem depois várias opções que podem associar a este registo, como por exemplo, criar um alias, fazer um redirecionamento Web, criar um registo MX, etc.
É ainda possível fazer um Port Check para o endereço em causa, ou então definir uma mensagem para quando o enderçeo não estiver acessível… entre outras opções.
Sem grandes complicações e de uma forma muita rápida é possível criar um nome/domínio, com um IP associado para qualquer serviço/máquina que se pretenda. Pelo que testámos o domínio fica de imediato disponível) e o melhor de tudo é que é gratuito.
Comparativamente a outros serviços que já analisamos, o Dynu parece-nos ser um dos mais completos, com opções para quase tudo o que existe a este nível. Experimentem!