A segurança do Windows 10 deve ser uma preocupação constante dos utilizadores deste sistema. Os perigos são constantes e, por isso, este deve estar salvaguardado, recorrendo a uma solução de segurança.
O mais lógico e prático é usar o Windows Defender, a proposta da Microsoft que acompanha este sistema e que está cada vez melhor. Em particular, deve ser garantida que uma opção especial está ativa. Falamos da proteção em tempo real, que vai defender de todos os ataques.
Mais segurança no Windows 10
O Windows Defender está dividido em várias áreas, cada uma com uma responsabilidade diferente. Todas se focam na segurança do Windows 10 e em garantir a melhor proteção dos utilizadores e dos seus dados.
Para ter uma proteção que olha para o sistema e para o que acontece a qualquer momento, o Windows Defender tem de estar preparado. Para isso, é essencial que a proteção em tempo real esteja ativa. Esta deverá estar já pronta, mas importa garantir esse elemento.
Ativar a proteção em tempo real
Para o fazer devem abrir o Windows Defender, escrevendo Segurança do Windows na pesquisa. O resultado será imediato e vão poder assim abrir este elemento de segurança do Windows 10.
Na interface apresentada, devem agora aceder à área onde podem confirmar e ativar a proteção em tempo real. Da lista de opções presentes, devem assim escolher Proteção contra vírus e ameaças.
Escolher as proteções do Windows Defender
Para continuarem, devem encontrar a área Proteção contra vírus e ameaças, situada abaixo das Ameaças atuais. Aqui, e para continuar, devem escolher a opção Gerir definições.
Da lista de opções presentes, devem encontrar a que procuramos. Falamos da Proteção em tempo real, que deverá estar ativa e a funcionar. Esta opção tendencialmente está ativa, mas pode ser desligada.
A Microsoft refere que esta opção ativa-se automaticamente, mas importa confirmar o seu funcionamento. Apenas desta forma é garantida a proteção do Windows 10 a todo o momento e contra ameaças que cheguem ao sistema.
Claro que podem explorar mais esta área e garantir posteriormente que as restantes opções do Windows Defender estão ativas e a proteger o utilizador. Caso não estejam, avaliem e garantam que a proteção fica ativa e presente.