Pplware

Dica: Vamos tornar o Windows ainda mais rápido no arranque

As melhorias no Windows 10 não se limitam a tornar o sistema operativo da Microsoft mais agradável de utilizar e com uma estética mais moderna. Incluem optimizações a vários níveis e melhorias dentro de todo o sistema operativo.

Uma dessas áreas é o arranque do próprio sistema, que agora demora poucos segundos, algo que agradou a todos os que fazem do Windows o seu sistema de eleição. Hoje vamos aprender a activar essa melhoria que a Microsoft colocou no Windows 10.

A forma como o Windows trata os processos de desligar e arrancar do Windows têm vindo a ser alterados ao longo dos anos. DE cada vez que é mudado é melhorado, tornado mais rápido e mais eficiente.

Em cada uma dessas alterações é também ganho algum tempo nestes processos, conseguindo-se assim um Windows que se desliga e liga de forma muito mais rápida.

No novo Windows 10 o nome da novidade é Arranque rápido e vai permitir que o processo de desligar e ligar do Windows mude de forma drástica, para melhor. Estes processos, principalmente os de arranque, passam a ser até mais rápidos que o retorno após o Hibernar.

Apesar de estar activo por omissão, o Arranque rápido está sujeito à utilização do modo de Hibernar, pelo que se o desactivaram então também o arranque rápido do Windows foi desactivado. É importante que revejam os seguintes passos para assegurar que o têm activo.

Activar o modo Arranque rápido

O processo é todo realizado na zona de gestão de energia do Windows 10 pelo que é necessário começar por aceder a essa zona. Escrevam Energia na zona de pesquisa para obterem acesso às Opções de Energia do Windows 10.

Uma vez nessa zona devem procurar a opção Escolher o que fazem os botões para ligar/desligar. Devem encontrar esta opção do lado esquerdo, junto ao acesso a outras opções de energia.

Para activarem o acesso à área que querem alterar, devem escolher a opção Alterar definições que estão actualmente indisponíveis. Esta opção requer que o utilizador tenha permissões de administrador ou que esta mudança seja feita pelo próprio Administrador.

Podem ver neste nosso artigo como activar a conta de Administrador no Windows 10 e usar essa conta de forma pontual para esta alteração.

É agora chegada a hora de verificarem o estado da opção que procuram desde o início. Deslizem para o final dessa janela do Windows 10 e procurem a opção Activar o arranque rápido.

Caso esta opção esteja desactivada, podem clicar na caixa de selecção para que fique pronta a ser usada. Não se esqueçam de carregar no botão abaixo para que as alterações sejam guardadas.

Após este passo o Windows irá ter um comportamento completamente diferente no seu arranque, sendo muito mais rápido e por consequência mais eficiente.

Este é apenas uma de muitas melhorias que podem aplicar no vosso Windows 10 para que seja ainda mais rápido e com melhores performances.

Exit mobile version