Pplware

Dica: Como saber o endereço público e privado no macOS?

Como sabemos, todas as máquinas que se ligam a uma rede de dados necessitam de ter um endereço IP. Por norma as máquinas têm configurado um IP privado mas para acesso à Internet necessitam de ter associado um IP público.

Hoje vamos ensinar como podem ver o endereço privado e endereço público associado ao seu Mac.

Basicamente as máquinas quando estão ligadas em rede possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4 (normalmente) ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Endereço Privado vs Endereço Público

Relativamente aos endereços IP existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Quanto a endereços privados, estes não nos permitem acesso direto à Internet, no entanto esse acesso é possível mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público.

Os intervalos de endereços privados são:

Os endereços públicos são geridos por uma entidade reguladora, muita das vezes são pagos e permitem identificar univocamente uma máquina (PC, routers,etc) na Internet. O organismo que gere o espaço de endereçamento público (endereços IP “encaminháveis”) é a Internet Assigned Number Authority (IANA).


Saber a diferença entre: Endereços Públicos e Privados


Como saber o endereço privado e endereço público associado Mac

Neste artigo vamos ensinar como podem saber o endereço privado e endereço público associado ao vosso Mac. De referir que existem várias formas para saber este informação.

Endereço Privado

No macOS para saber o endereço privado basta aceder ao terminal e executar o comando ifconfig.

 

Outra das formas é acedendo às Preferências do Sistema

Depois escolham Rede

E por fim basta olhar para a interface que está ligada (wireless ou wired) e ver o endereço IP.

Endereço Público

Para saberem o endereço publico associado à vossa máquina podem, por exemplo, aceder ao site omeuip. Também é possível, saber o endereço público através do terminal usando o seguinte comando: curl ifconfig.me

Como puderam verificar, saber o IP privado e publico associado a uma máquina é muito simples. Existem várias aplicações e sites para este efeito, mas, desta forma, não necessitamos de instalar nenhum software adicional.

Exit mobile version