Pplware

Dica: Limitar a utilização de WiFi no utilitário AirPort

O Mac OS X traz muitas ferramentas fantásticas, a questão é que nem sempre lhe damos a verdadeira utilização. Um dos exemplos é o utilitário Airport Utility que vem desde há alguma tempo com os sistemas operativos Apple.

Este utilitário serve para configurar e controlar a rede Wi-Fi através dos dispositivos Apple Airport Extreme, Airport Express e Time Capsule. O Airport Extreme é basicamente um router, que poderá ser configurado usando o utilitário AirPort, controlando a sua rede Wi-Fi. Já o Airport Express é um dispositivo de maior capacidade usado para estender uma rede Wi-Fi para uma área maior, ou pode ser usado para transmitir áudio usando AirPlay. A Time Capsule é uma combinação de um Airport Extreme e um disco rígido externo e vem equipada com capacidade de 2 TB ou 3 TB. Este é um dos serviços de excelência dos utilizadores Apple.

Hoje vamos deixar um dica de como limitar a utilização Wi-Fi nestes dispositivos recorrendo ao utilitário AirPort.

Vamos então abrir o utilitário AirPort para ajustarmos o tempo de acesso à nossa rede WiFi. Este sistema é fantástico não só para o usarmos em casa, caso tenha um estabelecimento pode parametrizar quais os dispositivos que se ligam ou não à sua rede WiFi e dessa forma gerir com segurança quais os colaboradores ou clientes com o privilégio do acesso wireless.

Vamos começar por procurar no Mac OS X o utilitário AirPort. A forma mais rápida é recorrer ao Spotlight. Facilmente conseguimos detectar e abrir a ferramenta.

Pesquise no Spotlight por AirPort

Depois de aberto e já em funções, o AirPort vai detectar se na sua rede tem um AirPort Extreme, ou um AirPort Express ou mesmo uma Time Capsule. Aqui, no nosso caso, o utilitário detectará uma Time Capsule.

Acesso à consola do AirPort, clique na TimeCapsule ou TimeMachine

Se ambos os “leds” estiverem verde, é sinal que há ligação à Internet e que está tudo OK. Podemos clicar em cima do dispositivo encontrado para “obter” alguma informação extra. Neste caso até podemos ver quem está ligado à nossa rede.

Veja quem está ligado ao seu AirPort, clique em Editar, introduza a password para entrar

Mas vamos então avançar e editar as definições. Poderá ter de digitar a senha de acesso às definições do dispositivo. Essa palavra-passe foi o utilizador que a colocou, para proteger algumas configurações. Feito isso, clique no botão Editar.

Seleccione o separador Rede

Dentro do utilitário clique no separador Rede. Poderá já ver todo o potencial desta ferramenta, imagine o que pode fazer com tanta interacção gráfica, a facilidade de perceber o que há para parametrizar e tornar a utilização destes dispositivos num “must have”. Mas hoje vamos apenas dedicar a nossa atenção ao Controlo de acesso.

Coloque o “visto” na opção Controlo de Acesso

Clique no botão Controlo de acesso temporizado para iniciarmos a configuração.

Em Clientes sem fios, adicione um perfil novo no sinal +

 

Passo 1

Como pode ver na imagem em cima, na janela Clientes sem fios, vamos criar um cliente novo. Vamos clicar no botão + e na Descrição escrever por exemplo: iPad das crianças.

O exemplo que uso é limitar o acesso do iPad à rede sem fio no fim-de-semana, para as crianças não ficarem “penduradas” ad eternum em volta do iPad. Mas pode servir para o que entenderem.

No Horário de acesso vamos escolher o dia ou dias da semana

 

Passo 2

Agora vamos adicionar ao tal perfil/cliente sem fios que criámos as “permissões”. Isto é, vamos criar um espaço temporal em que HÁ ACESSO. Por exemplo, neste caso o iPad só terá acesso à Internet ao fim de semana, vamos então escolher a opção Fins-de-semana.

Vamos escolher o horário para dar acesso ao WiFi

 

Passo 3

Ajustamos já agora, dentro do espaço temporal que escolhemos, um horário de utilização. Decidi que poderá ter acesso das 09:00 às 17:00.

Parametros configurados, clique no botão Guardar

Agora nada mais que clicar no botão Guardar e temos esta “regra” criada.

 

Mas onde está esse Endereço MAC que é solicitado?

 

No iPhone ou iPad poderá ver o mac address em Geral > Informações

No iOS pode ver o endereço MAC indo a Definições > Informações e é aquela chave que está em frente ao WiFi.

No Mac vá a barra de menus e Acerca deste Mac

No Mac, como pode ver em cima, vai à Barra de menusAcerca deste Mac e clica para lhe aparecer a consola.

Na janela Acerca deste Mac escolha Relatório do Sistema

Na consola Acerca deste Mac clique no botão Relatório do sistema. Irá ter acesso a uma vasta descrição de muitos aspectos do seu Mac. É óptimo conhecer esta área, no caso concreto procure no menu do lado direito a opção Rede > Locais e veja onde está o endereço MAC da placa de WiFi.

Nos relatórios, escolha no menu Redes > Locais e veja o mac address da placa WiFi

E pronto. Está configurado e dado a conhecer o utilitário. Lembre-se, esta dica poderá ser aplicada em qualquer cenário e, em vez de estar a alterar permanentemente a palavra-passe da sua rede WiFi, evitando abusos, poderá configurar o Endereço Mac dos seus colaboradores ou clientes e gerir o horário de utilização.

Glossário:

O Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, e usado para controle de acesso em redes de computadores. A sua identificação é gravada no hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, routers, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.

Exit mobile version