Como já referi em muitos artigos disponíveis na categoria Linux, o terminal Linux é para mim a grande mais valia das distribuições GNU/Linux uma vez que a partir dele podemos controlar, localmente e remotamente, todo o sistema. Nesse sentido, decidimos criar a rubrica “Comandos Linux para totós” (ver aqui), para ajudar todos os utilizadores a entrarem no mundo do “terminal preto” e hoje deixamos aqui uma pequena dica para a personalização do mesmo.
Vamos aprender a disponibilizar uma mensagem (ou imagem baseada em caracteres) no terminal Linux.
Quando entramos num terminal Linux é-nos normalmente apresentada uma mensagem informativa, normalmente designada de MOTD (Message of the Day). Esta mensagem difere de distribuição para distribuição e sendo que normalmente apresenta informação sobre a nossa distribuição, versão do kernel, indicação sobre o terminal virtual (tty) onde estamos (de referir que podemos comutar entre terminais usando os atalhos Ctrl-Alt-F2 até Ctrl-Alt-F6), etc.
Segue um exemplo da MOTD do CentOS 6.2
Como apresentar uma mensagem personalizada?
No caso do CentOS, o ficheiro que é usado para personalizar a MOTD é o /etc/motd. Para tal, devemos editar o ficheiro e inserir a nossa mensagem personalizada.
Nota: Os utilizadores do Ubuntu podem personalizar a MOTD no ficheiro /etc/motd.tail
Depois de gravada a mensagem, voltamos ao terminal e saímos do mesmo executando o comando exit. Para testarmos se a mensagem é apresentado, voltamos a entrar no terminal, introduzimos as credenciais de entrada e podemos verificar que a mensagem criada é agora apresentada.
Para quem pretender personalizar o terminal do Linux com uma mensagem personalizada aqui está a solução. De referir que há várias aplicações que permitem criar imagens com base em caracteres do alfabeto como é o caso do Textaizer Pro (ver aqui).