Muito para além das mudanças estéticas e novas funcionalidades que a Microsoft colocou no Windows 10, existe muito trabalho que está feito e que consegue dar uma nova imagem aos sistemas operativos da Microsoft.
Uma das mudanças mais significativas e que muitos não reparam é que o Windows 10 ocupa menos espaço em disco. Mas mesmo com esta alteração existe ainda quem tenha problemas. Há uma pequena alteração que pode ser feita nestes casos e que vai dar ainda mais espaço livre aos utilizadores.
Vamos aprender então a ganhar algum espaço extra no Windows 10!
Uma mudança que a Microsoft introduziu no Windows 8 foi a capacidade dos utilizadores fazerem uma reinstalação do Windows sem terem acesso a qualquer imagem do mesmo.
Com apenas meia dúzia de cliques e com algum tempo, o Windows consegue-se regenerar e surgir exactamente como estava no momento da sua primeira instalação.
Isto consegue-se graças à presença dos ficheiros necessários em sistema, sendo por isso apenas a recuperação do mesmo.
Mas no Windows 10 existe agora a possibilidade deste sistema operativo de reserva ser comprimido, ocupando assim menos espaço. É isso que vamos aprender a fazer, com um simples comando numa janela de Terminal.
Alerta
Como sempre, e por se tratar de alterações ao sistema operativo, o Pplware descarta qualquer responsabilidade no processo. Os utilizadores devem precaver-se com a criação de um backup ou um ponto de restauro do Windows 10.
Como ganhar algum espaço extra no Windows 10
Para ganharem este espaço extra vamos recorrer a uma função de compressão do Windows 10 e em particular a um novo mecanismo chamado Compact OS.
Para isso só precisam de ter aberta uma janela do Terminal e executar o comando abaixo:
COMPACT.EXE /CompactOS:always
O início do processo é feito com o normal Enter e de imediato este começa a comprimir os ficheiros do Windows.
Se pretenderem podem acompanhar o processo de compressão e de ganho de espaço através das propriedades do vosso disco onde o Windows 10 está instalado.
Lentamente, e porque este é um processo que demora algum tempo, vão ver o espaço livre a crescer, aumentando as possibilidades de alojarem mais ficheiros.
No final do processo vão conseguir ter um ganho significativo no espaço livre do vosso disco. Tudo depende da vossa máquina e da instalação do Windows 10 que têm no vosso computador.
No nosso caso, e como podem ver pelas imagens, ganhamos mais de 3GB de espaço em disco, libertando-o para outras tarefas e para armazenar outros ficheiros.
Caso necessitem de aceder a esses ficheiros que comprimiram ou se não se sentirem seguros com o processo que acabaram de realizar, o mesmo pode ser revertido a qualquer momento, bastando para isso que seja usado um comando similar.
Nas mesmas condições que usaram para comprimir essa versão do Windows, devem correr o comando abaixo:
COMPACT.EXE /CompactOS:never
Para muitos este espaço ganho pode não ser significativo, mas há de certeza utilizadores a quem estes 2 ou 3GB de espaço vão fazer muita falta e por isso devem ser aproveitados.
Usem esta pequena dica e reclamem novamente algum do espaço que o Windows 10 vos ocupou, dando uma nova vida ao vosso PC.