Com a atualização de abril do Windows 10 a Microsoft conseguiu trazer muitas novidades a este sistema operativo. Se algumas delas são de peso e têm impacto, muitas delas concentram-se na melhoria de utilização, sendo por isso igualmente importantes.
Uma dessas pequenas, mas importantes, alterações surgiu na visualização dos consumos de Internet no Windows 10. Esta área está melhorada e com novas funcionalidades.
As versões anteriores do Windows 10 já permitiam aos utilizadores consultarem os consumos de Internet, ainda de forma um pouco básica, mas com toda a informação presente.
Com esta nova versão a informação foi melhorada e está mais completa. Há novidades que estavam em falta antes e que agora podem ser usadas.
Controlar os consumos de Internet no Windows 10
A visualização dos consumos continua a estar no mesmo lugar. Pode ser consultada acedendo a Definições e depois a Rede e Internet. Ai dentro, e na coluna da esquerda, devem escolher Utilização de dados.
A informação é agora apresentada de forma mais direta e com dados por interface, quer seja física ou Wi-Fi. Para cada uma delas podem ser vistos os consumos dos últimos 30 dias.
Ver os consumos de Internet por aplicação
Porque podemos querer consultar esta informação de forma ainda mais detalhada, o Windows 10 tem disponível a opção para vermos os dados por aplicação. Escolham a opção Ver utilização por aplicação e têm acesso direto a estes dados.
Para cada aplicação que tenha consumido dados vai ser mostrada informação detalhada. Aqui podem ver os consumos particulares e o seu impacto no consumo geral é apresentado.
Por fim, e porque esta era uma opção pedida, encontram também aqui a possibilidade de repor as estatísticas de utilização. Ao fazerem isso eliminam os dados anteriores e iniciam uma nova contagem dos dados.
Tenham em atenção que para poderem eliminar os dados devem escolher uma das interfaces e não as redes a que se ligam.
Definir limites mensais de consumo no Windows 10
Porque muitos usam o seu computador com acesso à Internet limitado, normalmente com ligações 4G, existe também a possibilidade de serem definidos limites de dados. Esta atribuição é feita em Definir limite.
Aqui devem escolher o tipo de limite que pretendem aplicar: mensalmente, pré-pagou ou ilimitado. É ainda necessário definirem a data de reinício, o valor do limite e a unidade a aplicar.
Com esta informação qualquer utilizador pode agora controlar de forma ainda mais detalhada todos os consumos de Internet que a sua máquina faz. A informação está mais completa e mais arrumada, sendo por isso mais simples de consultar.