Cada vez mais as pessoas são influenciadas pelos mecanismos de publicidade que espiam as ações dos utilizadores. A culpa é nossa, porque se não estamos a pagar, bom, então somos nós o produto.
Lembra-se quando foi pesquisar por uns sapatos, um computador ou smartphone e agora estão constantemente a aparecer-lhe esses anúncios? Quer saber quem tem a sua informação? Vamos a isso.
Cada vez mais se exorta o direito à privacidade e realmente é o que menos temos quando estamos a navegar. As empresas antes anunciavam nas televisões, deixavam anúncios que moldavam as decisões do consumidor, mas era uma presença pontual.
Agora, com o advento da Internet, somos constantemente espiados, monitorizados a cada página que visitamos, em cada clique que damos ou em cada palavra que por vezes falamos. Tapam-se as câmaras dos computadores, desligam-se microfones mas…. bom, o que eles querem saber é onde podemos gastar o dinheiro, onde e em quê.
Verifique quais os anunciantes que têm as suas informações
Vamos falar no Facebook, onde passa grande parte do seu tempo. Não é de estranhar que, para muitos utilizadores, estar no Facebook é estar na Internet, os tempos são de mudança e há quem viva dentro desta rede social. Não podemos descartar a Google que foi a primogénita neste tipo de “técnicas” de vasculhar a nossa vida digital.
Já que está no browser com um separador do Facebook aberto faça os seguintes passos:
1 – Vá às Definições do seu perfil
2 – Veja os Anúncios
Agora, dentro das Definições, olhe para o lado esquerdo, notará uma coluna com uma lista de opções. Role para baixo até o rótulo “Anúncios” e clique nesse item.
3 – Preferências de publicidade
Aqui nesta área podemos explorar bastante alguns aspetos que nos “perseguem”. Desde os nossos interesses às definições de publicidade, são vários os campos que desconhecemos poder afinar para “navegarmos” com mais silêncio, no que toca à publicidade que nos espia.
Vamos passar para a opção Anunciante com quem Interagimos.
4 – Anunciante com quem Interagimos
Neste separador vai ver anunciantes que têm dados nossos, são empresas que, de alguma forma, conseguiram perceber que tipo de produtos procuramos.
No caso da imagem seguinte está o meu perfil pessoal e noto que algumas empresas fazem parte do leque de produtos que pesquisei, mas cerca de metade não faço a mínima ideia quem são. Sim, de alguma forma “encontraram” informações minhas.
5 – As nossas informações
Provavelmente, algumas destas empresas recolhem dados públicos que disponibilizamos. Como o estado civil, a escolaridade, a entidade empregadora e o cargo que ocupamos nessa empresa. Somos nós os culpados, porque estamos desde já a afinar a publicidade para um certo de perfil do utilizador em causa.
Vamos à opção As tuas informações e desligamos este tipo de informações para que os anunciantes não recolham estes dados.
6 – Definições de publicidade
Os dados dos parceiros da Facebook (os que pagam para fazer publicidade nos nossos perfis) incluem a nossa utilização dos sites e das apps desses parceiros, além de determinadas interações offline que temos com eles, por exemplo, compras.
Inclui ainda outras informações sobre os nossos interesses que o Facebook recolhe para fornecer aos seus fornecedores. Segundo eles, o Facebook não vende os nossos dados nem divulgam a nossa identidade aos anunciantes. Mas, porque vamos acreditar?
Existe aqui uma opção que podemos acionar. Acreditando que está aqui para ser útil, vamos aquele campo onde diz Anúncios baseados em dados de parceiros: e colocamos a opção Não permitir.
Como desativar a publicidade
Pois, isso não é possível. O Facebook sem a publicidade morria. Chegamos a falar que poderia estar em desenvolvimento uma espécie de Facebook Premium onde o utilizador pagava uma assinatura e livrava-se da publicidade, mas não acreditamos que tal um dia vá acontecer, até porque a publicidade faz girar o mundo da Internet e faz bater o coração da carteira de Mark Zuckerberg.