Os dispositivos Apple estão mais seguros de há algum tempo para cá. A criação de serviços com o Find My iPhone e os bloqueios que estão impostos impedem que estes possam ter utilizações indevidas fora das mãos dos seus donos. Mas como qualquer equipamento estes podem ser vendidos ou oferecidos a qualquer pessoa, querendo o seu dono anterior removê-lo da sua lista de equipamentos.
Hoje vamos explicar a forma simples e rápida como este passo pode ser feito, com recurso ao serviço web onde a Apple concentra todos os serviços associados, o iCloud.
Sempre que registamos um novo equipamento Apple com o nosso Apple ID este passa a estar disponível para ser seguido e encontrado no serviço Find My iPhone, quer em qualquer equipamento ou no iCloud.
Esta função é importantíssima e tem ajudado muitos utilizadores a encontrarem os seus dispositivos, quer estes tenham sido roubados, perdidos ou simplesmente esquecidos em qualquer lugar.
Mas a venda ou a oferta de um desses equipamentos, devidamente feita e removendo a conta associada do iCloud e desligando o Find My iPhone, acaba por deixar um registo desse equipamento no serviço.
Para o eliminarem de vez, apagando o seu rasto da lista de equipamentos do utilizador apenas precisa de seguir alguns passos dentro da página do serviço iCloud.
O primeiro, e mais óbvio, é o acesso à zona do Find My iPhone, dentro do iCloud. Pode aceder directamente ou aceder ao iCloud e depois à opção Find My iPhone
Uma vez autenticado e dentro da zona dedicada ao Find My iPhone, o utilizador precisa de aceder à lista de equipamentos que tem associados ao seu Apple ID.
Essa lista está disponível no topo da página, no centro, e aí podem ser vistos todos os equipamentos que podem ser seguidos ou eliminados.
Da lista apresentada o utilizador precisa apenas de escolher o equipamento que quer eliminar da sua lista.
Uma vez escolhido será mostrado um conjunto de opções, normalmente associadas ao detectar do equipamento. Uma delas, a última, permite que o equipamento seja removido da lista e que não volte a ser mostrado ao utilizador. É esta a opção que devem seleccionar para o removerem da vossa lista de equipamentos.
A confirmação de que a acção que está a ser executada é apresentada e o utilizador deve concordar com a mesma. Notem que ao responderem que sim esse equipamento deixa de estar associado ao Apple ID do utilizador e poderá ser activado por qualquer outra pessoa.
Após a resposta o processo termina e o equipamento deixa de ser mostrado na lista do utilizador e deixa também de estar associado à sua conta.
Notem que para poderem realizar esta operação o dispositivo em causa deverá estar desligado ou com o modo de avião activo. Caso não esteja o processo não vai funcionar.
Esta é a forma simples de removerem dispositivos que já não estão na vossa posse, quer por terem vendido ou por terem oferecido, da página do Find My iPhone e do iCloud.
Pode ainda ser usado para desbloquearem um equipamento que já não esteja convosco e que tenham esquecido de eliminar a conta iCloud e o Find My iPhone.