Pplware

CentOS: Esqueceu-se de instalar o ambiente gráfico?

Existem várias razões para instalar uma distribuição GNU/Linux sem ambiente gráfico. Ao não o instalarmos estamos a poupar recursos, mas também a garantir uma melhor performance geral da máquina. Para gerir um sistema sem ambiente gráfico podemos sempre recorrer ao terminal, seja localmente ou remotamente, via SSH.

Mas para quem instalar uma versão mínima do CentOS e depois precisa de um ambiente gráfico, aqui fica a solução.

Se procedeu à instalação da versão mínima deste sistema operativo Linux e agora precisa de ter um ambiente gráfico, aqui ficam os passos a seguir para instalar o GNOME.

Como instalar o GNOME Desktop?

Antes de instalar o GNOME Desktop certifique-se que a sua máquina tem ligação à Internet. Em caso afirmativo, vamos usar recorrer à ferramenta yum, executando o seguinte comando:

yum grouplist

Depois de apresentada a lista dos “grupos de software”, devem proceder à instalação do grupo GNOME Desktop, usando para isso o seguinte comando:

sudo yum groups install "GNOME Desktop"

Depois é só aguardar uns bons minutos até que todos os pacotes necessários sejam instalados no sistema. No nosso caso o processo de obtenção e instalação dos pacotes demorou cerca de 40 minutos.

(Opcional) Depois de instalado podem executar o seguinte comando, para que o sistema arranque directo para o ambiente gráfico.

systemctl set-default graphical.target

Caso pretendam arrancar de imediato com o sistema gráfico devem usar o seguinte comando:

systemctl start graphical.target

Numa primeira inicialização do sistema devem aceitar a licença, configurar a rede (caso seja necessário) e também criar um utilizador, caso pretendam.

Depois é necessário definir qual o idioma do sistema, do dicionário, fuso horário, etc. Feitas essas configurações o sistema está pronto a funcionar com o ambiente gráfico Gnome.

O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projecto CentOS. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.

Exit mobile version