Pplware

Captar o ecrã agora é no Chrome e sem extensões

Recentemente mostrámos-lhe aqui como realizar screenshot no Firefox sem recurso a qualquer extensão, no entanto, o Chrome não fica atrás. Além de permitir o mesmo, possibilita ao utilizador captar o ecrã do browser como se estivesse, por exemplo, num Nexus 6P, iPhone 6 ou até mesmo num iPad. Neste artigo iremos mostrar como tal é possível.


No Google Chrome, abra uma página web. Em seguida, clique em F12 ou CTRL + SHIFT + I no Windows, e Cmd + Opt + I no macOS para abrir as ferramentas de desenvolvedor. Se preferir, pode clicar com o botão direito do rato em qualquer lugar da página e selecionar a opção Inspecionar.

Feito isso, no menu das ferramentas de desenvolvedor, mais concretamente no lado esquerdo, clique no botão delimitado a vermelho na imagem abaixo (Toggle device toolbar), ou então, use o atalho CTRL + SHIFT + M no Windows, e Cmd + Shift + M no macOS.

Neste momento, deverá observar uma barra superior, localizada ao centro da página, onde poderá escolher o dispositivo pretendido, bem como a orientação da página. Ao selecionar a opção “Responsive”, pode alterar a largura e altura da página.

Uma vez escolhido o dispositivo, se eventualmente optar por ativar a respetiva moldura, deve fazê-lo clicando em “Show device frame”, conforme indicado na imagem que se segue. Infelizmente, nem todos possuem moldura.

Independentemente da sua escolha, para captar o ecrã, selecione novamente os três pontos e escolha a opção “Capture screenshot“. Ser-lhe-á pedido para guardar a imagem no formato PNG.

Ainda que não estejam disponíveis todos os dispositivos existentes, saiba que existem uma série deles que pode adicionar à lista. Para tal, na barra superior localizada ao centro, escolha “Edit”.

E desta forma obtém um screenshot com base no dispositivo escolhido. Esta ferramenta também acaba por ser uma boa ajuda no caso de querer testar como um determinado site se comporta nos demais dispositivos móveis.

Exit mobile version