O investimento que a Google tem feito no Chrome, revela bem do empenho que está a ser posto para que este se torne o melhor browser disponível para todos os sistemas operativos.
Depois de conquistados os utilizadores dos computadores pessoais, a Google investiu nos sistemas móveis, com a disponibilização de versões para o Android e para o iOS.
A versão para Android tem, para além da versão estável, também disponível uma versão Beta, onde a Google mostra aos utilizadores os mais recentes desenvolvimentos. Entre esses desenvolvimentos um pode fazer a diferença no momento de usar o Chrome ligado a redes 3G/4G. Falamos da compressão de dados.
Esta função que a Google agora disponibiliza na versão 26 do Chrome Beta para Android, não é uma invenção e outros browsers já o têm implementado.
A compressão de dados é uma função que permite que os dados não sejam encaminhados directamente para o vosso equipamento e sejam antes filtrados e optimizados pela Google, de forma a que consumam menos tráfego e assim aliviem os dados a pagar.
Pode ser usada também para optimizar e tornar mais rápida a navegação na Internet nestes dispositivos, o que é com certeza do agrado de todos.
O objectivo deste artigo é explicar aos nossos leitores como activar esta funcionalidade, que não se encontra acessível através de uma simples opção nas definições e deve ser activada através de uma flag no Chrome.
Como activar a compressão de dados no Chrome Beta para Android?
Requisitos
Em primeiro lugar é necessário que tenham instalada a última versão do Chrome Beta para Android no vosso dispositivo. Para isso apenas necessitam de aceder à PlayStore e instalá-la no vosso telefone ou tablet.
Caso já a tenham instalada é necessário que a actualizem para a última versão.
Activar
Depois de instalada essa versão Beta, devem abri-la e aceder à zona de activação das funções de teste do Chrome. Devem fazer da mesma forma que o fazem na versão Desktop.
Basta que coloquem na barra de endereço do Chrome Beta o endereço chrome://flags. Se preferirem podem também aceder com o endereço about://flags.
Na página que for aberta vão ser mostradas as experiências que podem ser activadas. No caso da compressão de dados devem procurar a experiência Enable Data Compression Proxy que deve estar logo no início.
Escolham a opção Activar e de seguida carreguem no botão Reiniciar agora.
A partir desse momento a compressão de dados no Chrome Beta está activa e será usada sempre. Podem agora começar a navegar e comparar os tempos e a velocidade dessa mesma navegação.
Monitorizar
Mas a Google disponibiliza uma forma de os utilizadores saberem a quantidade de dados que estão a ser poupados e a percentagem desses mesmos dados, face ao consumo que seria esperado sem a compressão de dados activa.
Para aceder a esses dados devem novamente aceder a uma página “especial” do Chrome. Comecem por escrever na barra de endereço chrome://net-internals/
Dentro da página que for aberta devem procurar por Bandwith, no menu da esquerda. Seleccionem essa opção e vão ver o volume de dados que estão a ser transferidos e a respectiva compressão.
Os dados são mais fiáveis após alguma navegação, mas as taxas de compressão vão ser notórias e visíveis. Notem também que vão ser apresentados dados referentes à sessão actual e ao total de dados transferidos.
A actualização dos dados apresentados é feita de forma automática, não sendo por isso necessário que actualizem a página.
A activação desta opção no Chrome Beta para Android apenas afecta o tráfego de dados usados por esta aplicação e não interfere em nada com os restantes que o Android trocar com a Internet.
Todos os dados do Chrome Beta para Android vão ser reencaminhados para os proxys da Google e optimizados. Conseguem assim melhorar as transferências e a velocidade com que os mesmos são recebidos no vosso equipamento.