Pplware

Acha que sabe fotografar?

A captura de fotografias está mais popular que nunca, incentivada essencialmente quer pela boa qualidade actual das câmaras dos smartphones, quer pela possibilidade de partilha rápida para o círculo de amigos nas redes sociais, mas… isso não faz de si um fotógrafo.

Há quem pense que sim, principalmente quando é aplicado um daqueles filtros que parece fazer milagres numa foto que até nem ficou muito bem, mas há muito mais além de premir um simples botão. Conheça algumas dicas que poderão ajudar a melhorar a qualidade das suas fotos.

Não há dúvida que a qualidade fotográfica dos equipamentos móveis está a melhorar a um ritmo alucinante, mas ainda estão longe dos resultados que, por exemplo, uma máquina DSLR de entrada de gama consegue obter.

Se tem gosto pela fotografia e pretende evoluir nesta área, então torna-se determinante ter em sua posse uma máquina fotográfica com mais capacidades que um smartphone, pois a “magia” está também no ajuste dos parâmetros mais avançados.

 

Dependendo da situação a capturar, como ajustar os parâmetros?

Para começar, digamos que esta é “uma pergunta das difíceis” já que não existe uma resposta concreta. Muitas das vezes, a solução simples para este problema passa pela simples utilização do modo automático, que é realmente muito bom e ajusta-se correctamente à maior parte das situações… digamos que é “o escape” para quem não faz ideia da influência que tem, por exemplo, o ajuste da abertura, da velocidade de disparo ou do ISO. Mas a configuração correcta destes e de outros parâmetros, na altura certa, poderá dar origem a fotografias únicas.

No site MasterFoto está disponível informação relativa a este tema, uma agenda de Workshops que poderão ser-lhe muito úteis, entre outros.

Considerando, por exemplo, a captura de fotos numa situação de acção e movimentos rápidos, é determinante utilizar uma velocidade de obturação elevada, de preferência acima de 1/500, e uma distância focal na ordem dos 55mm a 200mm. Quanto menor for a velocidade de obturação, mais luz é capturada. De igual forma, quanto menor o ISO, também menor é a luz capturada, pelo que pode “jogar” com estes 2 parâmetros dependendo da situação em que está a capturar a foto.  

Para a captura de fotos numa situação de acção e movimentos rápidos, é determinante utilizar uma velocidade de obturação elevada.

  Já para capturas em situações de pouca luz, é essencial estar munido de um tripé e de uma objectiva zoom. Pode fazer algumas brincadeiras utilizando uma abertura pequena do diafragma (f/10 por exemplo) e a velocidade do obturador na ordem dos 2 a 5 segundos. Quanto menor for a abertura, menor é a quantidade de luz que chega ao sensor, o que vai fazer com que a fotografia não fique clara demais devido à exposição prolongada. O ajuste da abertura também permite obter diferentes profundidades de campo, que não é mais que a capacidade de desfocar mais ou menos intensamente os objectos fora do ponto de foco.

 

Em situações de pouca luz, é essencial estar munido de um tripé e de uma objectiva zoom.

  Pode ver aqui outras dicas e sugestões de equipamentos enquadrados para cada tipo de situação. Se ainda não tem uma máquina fotográfica Reflex, então tem aqui a oportunidade de ganhar um Kit de fotografia, com uma máquina fotográfica Reflex Canon EOS 700D 18-55 MM IS STM VUK + objectiva Canon EF 70-200mm F/4L USM e alguns acessórios como flash Canon Speedlite 430 EXII, tripé, mochila e cartão de memória. Só precisa de “tirar a foto da sua vida” e participar no passatempo.

Tem dicas simples que considera importantes? Partilhe nos comentários.
Exit mobile version