Pplware

6 erros que comete e que danificam a bateria do seu smartphone

Não quer admitir mas é o bem mais precioso que o seu smartphone tem: a energia. Sem ela apenas tem um pedaço de tecnologia inútil, a não ser que precise de um calço para mesa. A energia move o mundo e dá vida ao seu telefone e por isso devemos prevenir que tratamos bem quem a guarda e distribuiu dentro do dispositivo, sim a bateria.

Cometemos vários erros e acabamos por ajudar a matar a bateria mais cedo do que estava planeado pelo criador. Que tal ajudar a prolongar a esperança média de vida da bateria do seu smartphone?

Há dias deixámos um artigo que explicava por A mais B que há erros na concepção científica que nos ensinaram toda a vida no que toca ao carregamento da bateria do nosso smartphone. É verdade, não devemos fazer o que sempre nos disseram para fazer, está errado e explicámos o porquê. Leia para não cometer o erro: Você tem carregado o seu smartphone de forma errada.

Mas há mais erros e ainda mais básicos. É por isso que hoje voltamos ao assunto.

 

O que está a matar a bateria do meu telemóvel?

Vamos responder a isso com 6 comportamentos que todos os dias faz e que acha inofensivos. Claro que vai dizer que é só um bocadinho, que é esporádico e que nem tem esse hábito. Mas sabemos que faz isso sempre e que não tem emenda, que está a matar o telefone aos poucos. Sinta-se avisado!

 

1 – Deixar o smartphone a carregar toda a noite

Bom, já falámos nisso, mas pelo menos metade dos que leram ainda não perceberam que é asneira continuar a fazer isso à bateria.

De acordo com os dados dos fabricantes de baterias e com os dados recolhidos da utilização de baterias modernas que usamos nos smartphones, as baterias de iões de lítio não precisam de ser totalmente carregadas. Aliás, nem é desejável fazê-lo. Na verdade, segundo afirmam, é melhor não carregar totalmente, porque manter a bateria em alta tensão nos 100% (que é o que acontece na maioria das vezes quando colocamos os dispositivos a carregar) cria stress desnecessário. Podem ler aqui sobre o assunto.

 

2 – Usar o smartphone enquanto o carrega

Na verdade, os mitos surgem mas não são dadas grandes explicações quanto à sua possível credibilidade. Por que não utilizar o smartphone ou o tablet enquanto está a carregar?

Uma consequência dessa utilização será a de um carregamento mais lento, dependendo do tipo de tarefa que está a ser executada enquanto carrega. Outra das consequências, a que deve realmente ter algum cuidado, é do aquecimento do equipamento, já que está a ser alvo de um esforço extra. Como o calor é o maior inimigo da bateria, uma temperatura excessiva é prejudicial à bateria, não necessariamente apenas durante o período de carga. Porque não o deixa carregar tranquilamente?

3 – Carregar o smartphone no computador

As portas USB dos computadores podem ser mais lentas a carregar os smartphones. Além disso, não têm uma corrente eléctrica estável, constante, sofrendo por vezes picos derivados do funcionamento da própria máquina, isso tem influência directa na bateria do smartphone, normalmente, há um aquecimento maior quando o smartphone está a carregar numa porta USB de um computador do que directamente na rede eléctrica.

Segundo o site Battery University, as baterias expostas a temperaturas a uma temperatura de 40ºC têm uma perda de até 65% da sua capacidade. Ora o aquecimento em vários factores, como o de ligar às portas USB em inconstante tensão, é um desses casos.


Na seguinte tabela poderá observar como é que a temperatura influência o acelerar da perda de capacidade permanente de uma bateria, dependendo do tipo de bateria.


 

4 – Deixar acabar a carga da bateria do seu smartphone

O mito que a bateria vicia e que tem de a deixar acabar para a carregar toda, para ela não viciar, vem dos velhos tempos das baterias de níquel. Isso é passado, esqueça!

Fazer esse processo só aumenta o número de ciclos e lá se vai a vida útil da sua bateria. Hoje deve ter sempre a sua bateria entre os 30% de bateria e os 80%, dessa forma não terá problemas com os ciclos e não causará o chamado stress que diminuiu o desempenho química da bateria.

 

5 – Deixar o smartphone a carregar dentro do carro

As baterias são fabricadas com diversos dispositivos de segurança internos. Pelo menos 3 camadas garantem a segurança destas quando existem elementos que possam, de alguma forma, pôr em causa a estabilidade dos componentes e a integridade da bateria em si.

Utilize os dispositivos onde a temperatura ambiente estiver entre os 0 ºC e os 35 ºC. Condições com temperaturas baixas ou altas podem fazer com que o dispositivo altere o seu comportamento para regular a sua temperatura. Se utilizar um dispositivo em condições climatéricas muito frias fora do seu intervalo de funcionamento, pode encurtar temporariamente a duração da bateria e pode até causar o encerramento do dispositivo. A duração da bateria voltará ao normal quando o dispositivo estiver em temperaturas ambientes mais elevadas.

Guarde o dispositivo num local onde a temperatura esteja entre os -20 ºC e os 45 ºC. Não deixe o dispositivo dentro do automóvel, uma vez que as temperaturas nos veículos estacionados podem ultrapassar estes limites.

6 – Usar o carregador errado para carregar o seu smartphone

O seu smartphone vem com um carregador que foi desenhado para carregar de forma optimizada a sua bateria. Tem um ampere, ou tem dois amperes (o que o fabricante entendeu) e adaptou toda a estrutura da bateria e do carregador, assim como da fonte de alimentação) para receber a tensão correcta. Se alterar esse fornecimento de energia, poderá causar um dano irreversível na bateria do seu smartphone.

Muitas vezes e dado o uso, os carregadores ficam danificados e a solução que parece mais em conta é ir à loja do “chinês” e comprar um barato. Cuidado que o barato pode sair muito caro! Além de poder não ser o mais apropriado, pode ainda não ter as normas de segurança exigidas por lei.

 

Em resumo…

As baterias já não são o que mais desejamos para uma utilização perfeita, mas ainda conseguimos tornar a vida das mesmas num cenário bastante pior. Uns por desconhecimento, outros pelo ritmo da vida e muitos por perfeita ignorância. Nada como ir aprendendo com quem só faz isso na vida.

 

Battery University

Exit mobile version