Pplware

5 dicas que desconhece que pode fazer no seu iPhone

Com a chegada do iOS 10, os dispositivos da Apple ganharam novas funcionalidades e têm hoje mais para oferecer aos utilizadores. Contudo, há certas funcionalidades que passam despercebidas e que são muito úteis.

Hoje vamos elencar 5 funções “quase secretas” que podemos usar para melhorar a utilização do iPhone ou iPad.

Com a introdução do iOS 10, a Apple potenciou ainda mais os seus dispositivos, já nem falamos no iPhone 7 e iPhone 7 Plus que vieram trazer várias novidades mesmo ao nível de hardware que contemplaram a usabilidade do equipamento. Vamos apresentar algumas dicas ao nível do software.

 

1 – Corrigir a nova estrutura do mail no iOS 10

Por alguma razão, a estrutura de apresentação do mail do iOS 10 foi redesenhada. Agora, as mensagens mais antigas aparecem no topo, o que não faz muito sentido, pelo menos para muitos de nós e para muitas pessoas que se têm vindo a queixar. Esta nova estrutura obriga-nos a fazer scrool e se a mensagem original tiver muitas respostas, então perdemos imenso tempo a “rolar” o mail. Mas há uma forma de contornar esta situação.

Vamos então a Definições > Mail e no grupo Conversas, activa-se a opção Mais recente em cima. Isto fará com que a estrutura anterior à actualização do iOS 10, volte a aparecer. Irá voltar a ter as conversas mais recentes em cima e estarão organizadas cronologicamente da mais recente para a mais antiga (inicial).

 

2 – Parar a reprodução de música com o temporizador

Há muitas pessoas que adoram adormecer ao som de música e usam o iPhone para “embalar”. A ideia é a música parar, ao fim de certo tempo, de preferência quando já estivermos a dormir. Podemos usar a aplicação Música do iOS 10, mas também podemos usar outras, como o Spotify, por exemplo.

Vamos mostrar como podemos no iOS fazer a música parar num determinado momento temporizado por nós.

Vamos à aplicação Relógio > Temporizador e de seguida definimos o tempo necessário para termos música a embalar o nosso sono. Há depois o toque de magia que deve ser colocado na opção Ao terminar. Abrimos as opções disponíveis e no final dos sons está a opção Parar reprodução. E pronto, a música parará quando quisermos.

 

 

3 – Active ou desactive o recurso Levantar para acordar

Esta foi uma novidade que apareceu no iOS 10. Agora, sempre que levantar os eu iPhone, este vai ligar o ecrã. Bom, pode ser interessante que muitas vezes usamos o smartphone para ver as horas, mas, este é também um recurso que pode estar a consumir energia desnecessariamente, pois quando andamos com o iPhone na mão, é aborrecido ver o mesmo a ligar constantemente.

O iOS está preparado para podermos desligar esta funcionalidade, se nos estiver a aborrecer. Para isso vamos a Definições > Ecrã e Brilho e de seguida procuramos a opção Levantar para acordar. Basta ir ao botão slider e desligar a opção. Depois disto, sempre que quiser acordar o ecrã, clique num dos botões, mesmo o botão principal com tecnologia háptica permite ligar o iPhone, claro!

 

4 – Active o “Prima o botão principal para desbloquear”

No novo iOS 10 a acção de clicar no botão dos dispositivos com Touch ID mudou. A mudança foi de tal forma radical, que muitos utilizadores menos afoitos ficaram com a sensação que estava avariado o botão de leitura da impressão digital. Não, não está, mas vamos mostrar como voltar a ter o comportamento de novo como estava antes.

Assim, veja como poderá activar, ou desactivar, a nova funcionalidade “Prima o botão principal para desbloquear” e reverter ao estilo que estava habituado no iOS 9.

Vamos a Definições >  Acessibilidade e escolhemos a opção Botão principal. Dentro do menu Botão principal, tem agora uma nova opção que se chama Pousar dedo para abrir. Desligue esta opção e teste, poderá sempre voltar ao método novo.

 

 

5 – Transforme a sua câmara numa lupa

Não vamos para novos, pode parecer uma frase que o nosso avô já dizia, mas acreditem, vai tocar a todos, pelo menos aos que conseguirem chegar a velhos. Se podermos tirar partido das tecnologias para nos ajudar nas pequenas e nas grandes coisas do dia a dia, mais úteis estes gadgets se tornam.

Por vezes temos dificuldade de ler algo, agora também é moda usar letra tamanho 4 em tudo, no que presta e no que não presta, mas isso é outro assunto. Assim, podemos usar o poder do zoom da nossa câmara do iPhone para nos ajudar a ler. A Apple tem uma funcionalidade dedicada até a esta “dificuldade”.

Vamos a Definições > Geral > Acessibilidade e dentro procuramos a opção Lupa. Agora, dentro da opção Lupa activamos a Lupa no botão slider.

Basicamente, depois de dar 3 toques no Botão Principal, a sua câmara irá transformar-se numa lupa com alguns particularidades interessantes. É garantido que vai descobrir mais uma utilidade fantástica para a sua câmara do iPhone.

Aqui ficam 5 dicas, compiladas de forma a que dê com elas com facilidade e as use com essa mesma facilidade e utilidade. Qualquer dúvida, já sabe, faça-se ouvir nos comentários.

Exit mobile version