Pplware

Yandex Browser: Uma fantástica alternativa ao browser TOR

Navegar de forma anónima não é uma tarefa fácil, especialmente porque tudo aquilo que fazemos fica registado. No entanto, é possível “proteger” a nossas privacidade online através de ferramentas adicionais que nos ajudam a esconder a nossa identidade.

Uma dessas ferramentas mais conhecidas é sem dúvida o browser TOR, mas há outras excelentes alternativas. Hoje vamos conhecer o Yandex Browser.


Chama-se Yandex e pertence à gigante da Internet Russa com o mesmo nome. O Yandex é um browser baseado no Chromium e está disponível para Windows, macOS e Linux.

Comparativamente aos browsers “tradicionais”, este browser russo destaca-se pela simplicidade, rapidez e por garantir a segurança dos utilizadores a diversos níveis. Durante a instalação deste browser todas as definições do Google Chrome podem ser automaticamente importadas.

Este browser tem suporte para extensões e apresenta uma interface bastante limpa. Um dos destaques deste browser é o “Modo Turbo” que promete ajudar quando a ligação à internet é lenta.

Ao nível da segurança, o Yandex Browser inclui várias tecnologias para nos proteger de sites que possuem malware, sites fraudulentos, permite emitir avisos sobre a inserção de informações de cartões bancários em sites inseguros, permite bloquear anúncios com imagens chocantes e desagradáveis, etc.

Nas Definições do browser podemos ativar ou desativar todas essas funcionalidades. É ainda possível usar um servidor DNS com encriptação, garantindo uma maior segurança ao nível da tradução do endereço do site no respetivo endereço IP.

Além das características referidas, o Yandex tem ainda várias funções que simplificam todas as acções do utilizador. Por exemplo, carregando no endereço (na barra de endereços) é de imediato apresentada a lista de sites favoritos (Tableau), podendo o utilizador aceder rapidamente aos Downloads, separadores que foram recentemente fechados, às Extensões, etc. Experimentem e digam-nos se gostaram!

Yandex Browser

Exit mobile version