Pplware

Wire: Uma alternativa ao Skype, segura e sem anúncios

O Wire é um software open source de mensagens instantâneas, voz e vídeo, disponível para as plataformas Windows, MacOS, Linux, Android, iOS e Web, desenvolvido pela empresa suíça Wire Swiss GmbH, que integra uma equipa de engenheiros com uma vasta experiência em empresas como a Nokia, Apple e Microsoft.

O destaque vai para a preocupação que a empresa tem para com as questões de segurança e privacidade das comunicações, uma vez que todas elas são criptografadas, quer texto, áudio e vídeo. Em termos de design, apresenta um visual bastante moderno, simples e arejado, sem quaisquer anúncios publicitários pelo meio, cumprindo o que seria de esperar num software deste tipo.

Encriptação

O Wire oferece criptografia de ponta-a-ponta (E2EE), através do protocolo Proteus, que é baseado no utilizado pela aplicação Signal, totalmente auditado e seguro pela organização de software Open Whisper Systems. As chamadas de vídeo e áudio são protegidas por SRTP (Secure Real-time Transport Protocol) que fornece confidencialidade, autenticação de mensagens, proteção contra retransmissão fraudulenta (replay), e por DTLS (Datagram Transport Layer Security), cujo objetivo é prevenir que a comunicação cliente/servidor seja manipulada, alvo de escuta, e que as mensagens possam ser falsificadas.

O DTLS tem como base o TLS (Transport Layer Security), sendo utilizado em toda e qualquer comunicação com o servidor garantindo, portanto, uma ligação segura. Ainda assim, este software utiliza impressões digitais criptográficas que os utilizadores podem comparar para garantir que a comunicação a realizar é segura e não foi intercetada.

Privacidade

Até 23 de março de 2017, o Wire armazenava informações geradas pelos utilizadores durante 72 horas, cujos logs eram destruídos findo esse tempo. A partir dessa data, a empresa anunciou ter deixado de guardar dados sobre as atividades dos utilizadores (comunicações realizadas) evitando que alguém possa aceder a essas mesmas. No entanto, a lista de contatos do utilizador fica associada ao utilizador.

Ao contrário do Signal, o Wire não requer um número de telefone para efeitos de registo, mas é necessário um endereço de e-mail.

Desempenho

Depois de posto em prática, notou-se que é bastante fluído, o envio/receção de texto, imagens e documentos funcionou como seria de esperar, bem como as comunicações áudio e vídeo, atribuindo uma avaliação mais positiva ao áudio pela nitidez do som, embora a qualidade possa oscilar, dependendo das condições de rede. Uma vez que é utilizado o codec Opus no modo CBR (constant bit rate), pode ser este o responsável por isso mesmo, dado proporcionar excelente qualidade, mesmo em condições de rede limitadas.

O software para desktop foi desenvolvido com base na framework Electron, e por isso, pode eventualmente consumir um pouco mais dos recursos do processador. Verdade será dizer que isso notou-se quando comparado com o Skype.

Funcionalidades

As imagens abaixo foram captadas durante uma comunicação via wireless entre a aplicação para Windows e Android. O idioma da interface encontra-se em português do Brasil, não existindo de momento português de Portugal.

Percorra a galeria para observar algumas das funcionalidades do Wire

Figura 1 – Ao executar o Wire, tem a possibilidade de criar e recuperar uma conta através do e-mail ou telefone, bem como iniciar sessão.

Figura 2 – Notificação após um contacto ter sido adicionado por intermédio da opção delimitada a vermelho.

Figura 3 – Janela de conversão, onde é possível enviar anexos, imagens, mensagens temporizadas e até mesmo um toque. Cada envio pode ser “gostado”, editado, apagado para quem envia ou para os intervenientes. No canto superior direito encontram-se os botões para iniciar uma chamada de vídeo ou áudio.

Figura 4 – Comunicação vídeo via wireless, cuja imagem ao centro foi captada por um dispositivo Android, e a situada no canto superior direito pela webcam de um desktop.

Figura 5 – Os ícones, situados no centro inferior, e da esquerda para a direita, têm as seguintes funções: retornar à janela conversação texto, ativar/desativar o som do microfone, imagem do ecrã (em uso), imagem da webcam, terminar chamada.

Figura 6 – Notou-se que a imagem, do ecrã partilhado pelo desktop, não era totalmente visível no Android. A aplicação não suporta landscape, e tanto em modo vídeo como áudio não é possível aceder à janela de conversação [testado no Android versão 6.0.1].

Percorra agora a galeria das preferências de configuração.

Figura 7 – No separador “Conta” é visível o nome de utilizador e e-mail de registo. Em termos de funcionalidades é possível alterar a imagem de apresentação, o nome utilizado nas conversas “Diogo Gaspar”, alterar a senha de login e eliminar a conta.

Figura 8 – No separador “Dispositivos” consegue visualizar a plataforma, data, hora, localidade e país do inicio da sessão, sendo um ID atribuído a ela. O Wire atribui uma impressão digital única a cada dispositivo.

Figura 9 – Em “Opções” pode importar contactos através do Gmail, bem como definir parâmetros de alertas de som, notificações, e outros.

Figura 10 – A opção “Áudio e Vídeo” permite selecionar os dispositivos de captação de som e vídeo, saída de som, bem como testá-los.

Figura 11 – Através do menu “Wire” -> “Sair”, é-lhe perguntado se deseja eliminar todos e quaisquer dados armazenados no dispositivo utilizado.

Figura 12 – Repare que no Android, o modo CBR (constant bit rate) está ativo por omissão.

O Wire integra uma biblioteca de GIF’s que são sugeridos através de palavras, isto é, se digitar “LOL” e posteriormente clicar no botão “GIF”, poderá percorrer uma série de GIF’s relacionados. Também pode partilhar e reproduzir links do Spotify e SoundCloud sem ter que abrir o respetivo site. Uma ultima característica, e não menos importante, é o facto de este software possibilitar conversas de grupo.

Em termos financeiros, é suportado por um grupo de designers, engenheiros e executivos da Iconical. Não é sabido ao certo quantos utilizadores ativos existem, uma vez que o grupo se recusou a fornecer esses dados, no entanto, sabe-se a partir da Play Store, que a aplicação para o Android foi descarregada entre um a cinco milhões de vezes.

Para terminar, realçar ainda que todo o protocolo de criptografia e programação implementado nas plataformas em que o Wire está disponível, foi alvo de uma auditoria paga pela própria, levada a cabo pela empresa Kudelski Security. Foram encontrados alguns bugs que rapidamente foram resolvidos pela equipa. Para os mais curiosos, pode ler-se aqui o relatório.

Exit mobile version